Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, cr...
Principais autores: | Viana, Gilberto de Oliveira, Ribeiro, Rafael João, Figueiredo, Gregory Vinicius Conor |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta. |
---|