Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, cr...
Principais autores: | Viana, Gilberto de Oliveira, Ribeiro, Rafael João, Figueiredo, Gregory Vinicius Conor |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14323 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-143232022-10-20T14:34:57Z Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física Viana, Gilberto de Oliveira Ribeiro, Rafael João Figueiredo, Gregory Vinicius Conor Física, Física Geral Ensino de Física; Robótica; Realidade Aumentada Ensino de Física Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323 10.3895/etr.v5n2.14323 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 2 (2021); 108-124 2594-3901 10.3895/etr.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323/8543 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/14323/2311 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Viana, Gilberto de Oliveira Ribeiro, Rafael João Figueiredo, Gregory Vinicius Conor |
spellingShingle |
Viana, Gilberto de Oliveira Ribeiro, Rafael João Figueiredo, Gregory Vinicius Conor Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
author_sort |
Viana, Gilberto de Oliveira |
title |
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
title_short |
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
title_full |
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
title_fullStr |
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física |
title_sort |
robótica aumentada: interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de física |
description |
Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323 |
_version_ |
1805451559492911104 |
score |
10,814766 |