Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física

Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, cr...

ver descrição completa

Principais autores: Viana, Gilberto de Oliveira, Ribeiro, Rafael João, Figueiredo, Gregory Vinicius Conor
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14323
recordtype ojs
spelling peri-article-143232022-10-20T14:34:57Z Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física Viana, Gilberto de Oliveira Ribeiro, Rafael João Figueiredo, Gregory Vinicius Conor Física, Física Geral Ensino de Física; Robótica; Realidade Aumentada Ensino de Física Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323 10.3895/etr.v5n2.14323 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 2 (2021); 108-124 2594-3901 10.3895/etr.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323/8543 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/14323/2311 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Viana, Gilberto de Oliveira
Ribeiro, Rafael João
Figueiredo, Gregory Vinicius Conor
spellingShingle Viana, Gilberto de Oliveira
Ribeiro, Rafael João
Figueiredo, Gregory Vinicius Conor
Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
author_sort Viana, Gilberto de Oliveira
title Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
title_short Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
title_full Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
title_fullStr Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
title_full_unstemmed Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física
title_sort robótica aumentada: interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de física
description Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14323
_version_ 1805451559492911104
score 10,814766