Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação bási...
Principais autores: | Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha, Beck, Vinicius Carvalho, Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado, Bertolucci, Cristina Cavalli, Otazu, Everton da Silva, Nora, Leonardo |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/15126 |
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Resumo: |
O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas. |
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