Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores

O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação bási...

ver descrição completa

Principais autores: Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha, Beck, Vinicius Carvalho, Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado, Bertolucci, Cristina Cavalli, Otazu, Everton da Silva, Nora, Leonardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/15126
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15126
recordtype ojs
spelling peri-article-151262023-04-27T15:51:56Z Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha Beck, Vinicius Carvalho Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado Bertolucci, Cristina Cavalli Otazu, Everton da Silva Nora, Leonardo Educação Pandemia; Avaliação; Transtorno do Espectro Autista Avaliação TEA na Pandemia O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-06-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/15126 10.3895/etr.v6n1.15126 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 6, n. 1 (2022); 31-46 2594-3901 10.3895/etr.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/15126/8909 Direitos autorais 2022 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Beck, Vinicius Carvalho
Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Bertolucci, Cristina Cavalli
Otazu, Everton da Silva
Nora, Leonardo
spellingShingle Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Beck, Vinicius Carvalho
Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Bertolucci, Cristina Cavalli
Otazu, Everton da Silva
Nora, Leonardo
Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
author_sort Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
title Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_short Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_full Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_fullStr Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_sort avaliação da aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia na percepção de professores
description O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/15126
_version_ 1805451562003202048
score 10,814766