Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através...
Principais autores: | Silva, Marconi Souza, Ferreira, Rodrigo Lopes, Damasceno, Roberta Correa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1573 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-15732015-01-29T16:31:49Z Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 10.3895/S1982-873X2014000300007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573/1859 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa |
spellingShingle |
Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
author_sort |
Silva, Marconi Souza |
title |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_short |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_full |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_fullStr |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_full_unstemmed |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_sort |
cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
description |
O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 |
_version_ |
1805292021178433536 |
score |
10,814766 |