Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar

O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Marconi Souza, Ferreira, Rodrigo Lopes, Damasceno, Roberta Correa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1573
recordtype ojs
spelling peri-article-15732015-01-29T16:31:49Z Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 10.3895/S1982-873X2014000300007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573/1859 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Marconi Souza
Ferreira, Rodrigo Lopes
Damasceno, Roberta Correa
spellingShingle Silva, Marconi Souza
Ferreira, Rodrigo Lopes
Damasceno, Roberta Correa
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
author_sort Silva, Marconi Souza
title Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_short Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_full Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_fullStr Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_full_unstemmed Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_sort cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
description O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573
_version_ 1805292021178433536
score 10,814766