Pensamento computacional: Uma análise da ementa do componente curricular no novo Ensino Médio
Entre as possibilidades de aproximação do currículo com metodologias mais conectadas às demandas contemporâneas, o componente Pensamento Computacional surge como estratégia interdisciplinar na resolução de problemas através do desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, se não compreendido, a...
Principais autores: | Machado, Kheronn Khennedy, Dutra, Alessandra |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16710 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Entre as possibilidades de aproximação do currículo com metodologias mais conectadas às demandas contemporâneas, o componente Pensamento Computacional surge como estratégia interdisciplinar na resolução de problemas através do desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, se não compreendido, a proposta de sua inserção no Novo Ensino Médio pode ficar reduzida a uma simples instrumentalização de linguagens e ferramentas. Este estudo apresenta uma análise documental do Caderno de Itinerários Formativos da Secretaria de Educação do estado do Paraná, o qual contém a proposta curricular do componente e dos planejamentos para os 3 trimestres do ano letivo de 2022, relacionando-os ainda às diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Computação. O resultado apontou excesso de conteúdos ligados à programação, desconsiderando os fundamentos do Pensamento Computacional na construção de habilidades e competências que fomentem a criatividade e o raciocínio lógico, além do letramento digital. Desta forma, sugerimos, a construção dialógica e coletiva de uma ementa mais próxima dos conceitos e exploração dos pilares do Pensamento Computacional, considerando, inclusive, as propostas desplugadas para atender aos ambientes escolares com poucos recursos tecnológicos e falta de internet. |
---|