Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA

Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos inici...

ver descrição completa

Principais autores: Pires, Vera Lucia Gonçalves, Maciel, Domício Magalhães
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.