Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA

Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos inici...

ver descrição completa

Principais autores: Pires, Vera Lucia Gonçalves, Maciel, Domício Magalhães
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16759
recordtype ojs
spelling peri-article-167592023-08-08T18:20:49Z Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA Pires, Vera Lucia Gonçalves Maciel, Domício Magalhães Educação Formação continuada; Ensino-Aprendizagem de Matemática; Avaliação de desempenho; Ensino Fundamental. Avaliação da Aprendizagem Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/ Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM, Secretaria Municipal de Educação de São Luís/MA, Universidade Federal de Juiz de Fora 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion O estudo proposto, no projeto, é pautado em pesquisa descritiva e exploratória, quali-quantitativa, faz uso da modalidade do Estudo de Caso qualitativo application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759 10.3895/etr.v7n2.16759 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 506-519 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759/9616 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pires, Vera Lucia Gonçalves
Maciel, Domício Magalhães
spellingShingle Pires, Vera Lucia Gonçalves
Maciel, Domício Magalhães
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
author_sort Pires, Vera Lucia Gonçalves
title Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
title_short Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
title_full Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
title_fullStr Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
title_full_unstemmed Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
title_sort formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de são luís/ma
description Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759
_version_ 1805452599615291392
score 10,814766