Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA
Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos inici...
Principais autores: | Pires, Vera Lucia Gonçalves, Maciel, Domício Magalhães |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16759 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167592023-08-08T18:20:49Z Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA Pires, Vera Lucia Gonçalves Maciel, Domício Magalhães Educação Formação continuada; Ensino-Aprendizagem de Matemática; Avaliação de desempenho; Ensino Fundamental. Avaliação da Aprendizagem Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/ Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM, Secretaria Municipal de Educação de São Luís/MA, Universidade Federal de Juiz de Fora 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion O estudo proposto, no projeto, é pautado em pesquisa descritiva e exploratória, quali-quantitativa, faz uso da modalidade do Estudo de Caso qualitativo application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759 10.3895/etr.v7n2.16759 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 506-519 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759/9616 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pires, Vera Lucia Gonçalves Maciel, Domício Magalhães |
spellingShingle |
Pires, Vera Lucia Gonçalves Maciel, Domício Magalhães Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
author_sort |
Pires, Vera Lucia Gonçalves |
title |
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
title_short |
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
title_full |
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
title_fullStr |
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
title_full_unstemmed |
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
title_sort |
formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de são luís/ma |
description |
Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16759 |
_version_ |
1805452599615291392 |
score |
10,814766 |