Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil

Este artigo apresenta o relato de uma experiência de atividades com enfoque CTS realizadas com crianças de 5 anos de um CMEI na cidade de Curitiba, decorrente de uma Formação Continuada, de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco principal são os processos de formação de professores na pers...

ver descrição completa

Principais autores: Marcelino, Ligiane, Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Ribeiro, Patricia Celli da Silva, Bacila, Maria Silvia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16868
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16868
recordtype ojs
spelling peri-article-168682023-08-08T18:20:49Z Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil Marcelino, Ligiane Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Ribeiro, Patricia Celli da Silva Bacila, Maria Silvia Educação/tópicos específicos de educação/7.08.07.06-0 - educação pré-escolar CTS; Educação Infantil; Formação de Professores CTS Este artigo apresenta o relato de uma experiência de atividades com enfoque CTS realizadas com crianças de 5 anos de um CMEI na cidade de Curitiba, decorrente de uma Formação Continuada, de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco principal são os processos de formação de professores na perspectiva da educação CTS. Aqui objetivamos tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica, bem como, os encontros entre as linguagens do brincar e da ciência no cotidiano. A pesquisa é de cunho qualitativa-documental, os dados foram construídos, organizados e interpretados por meio de orientação de Análise de Conteúdo, proposta por BARDIN (2010). Analisando recortes das falas transcritas das crianças e dos professores, buscando as evidências da construção do pensamento infantil em relação à ciência no seu cotidiano, na educação CTS. Para captação de dados e discussão de resultados, abordamos: a) processos de formação com foco na educação CTS; b) Práticas vivenciadas na unidade de Educação Infantil. Os resultados apontam a potência de mobilizar a reflexão acerca da ciência, da tecnologia e sociedade, em relação com os modos de aprender das crianças e a aproximação entre a educação CTS e a Educação Infantil, ao implicarem na formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16868 10.3895/etr.v7n2.16868 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 463-477 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16868/9614 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Marcelino, Ligiane
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Bacila, Maria Silvia
spellingShingle Marcelino, Ligiane
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Bacila, Maria Silvia
Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
author_sort Marcelino, Ligiane
title Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
title_short Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
title_full Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
title_fullStr Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
title_full_unstemmed Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
title_sort crianças, professores e suas relações com a educação cts: o brincar e a linguagem da ciência na educação infantil
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência de atividades com enfoque CTS realizadas com crianças de 5 anos de um CMEI na cidade de Curitiba, decorrente de uma Formação Continuada, de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco principal são os processos de formação de professores na perspectiva da educação CTS. Aqui objetivamos tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica, bem como, os encontros entre as linguagens do brincar e da ciência no cotidiano. A pesquisa é de cunho qualitativa-documental, os dados foram construídos, organizados e interpretados por meio de orientação de Análise de Conteúdo, proposta por BARDIN (2010). Analisando recortes das falas transcritas das crianças e dos professores, buscando as evidências da construção do pensamento infantil em relação à ciência no seu cotidiano, na educação CTS. Para captação de dados e discussão de resultados, abordamos: a) processos de formação com foco na educação CTS; b) Práticas vivenciadas na unidade de Educação Infantil. Os resultados apontam a potência de mobilizar a reflexão acerca da ciência, da tecnologia e sociedade, em relação com os modos de aprender das crianças e a aproximação entre a educação CTS e a Educação Infantil, ao implicarem na formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16868
_version_ 1805452612181426176
score 10,814766