O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais

A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiro...

ver descrição completa

Principais autores: Gaffuri, Stefane Layana, Bazzo, Walter Antonio, Civiero, Paula Andrea Grawieski
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiros, isso é ainda mais desafiador, visto que esses profissionais têm sua carreira pautada em um mercado de trabalho que está em constante transformação, o que lhes cobra atualização contínua, altas exigências de formação técnica e um intercâmbio de experiências. Assim, há um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura modernizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades atuais de formação profissional. Por isso, a partir de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia. Nesse artigo, será realizada a análise de alguns pontos dessa resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essas disciplinas ao repensar a modernização dos currículos, bem como uma formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse desse artigo, pertinentes as DCNs, são: perfil do egresso, competências, conteúdos, atividades do curso e o corpo docente.