O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais

A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiro...

ver descrição completa

Principais autores: Gaffuri, Stefane Layana, Bazzo, Walter Antonio, Civiero, Paula Andrea Grawieski
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16889
recordtype ojs
spelling peri-article-168892024-01-05T19:16:54Z O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gaffuri, Stefane Layana Bazzo, Walter Antonio Civiero, Paula Andrea Grawieski Educação/ Currículo Educação em Engenharia; Ensino de Matemática; Currículo A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiros, isso é ainda mais desafiador, visto que esses profissionais têm sua carreira pautada em um mercado de trabalho que está em constante transformação, o que lhes cobra atualização contínua, altas exigências de formação técnica e um intercâmbio de experiências. Assim, há um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura modernizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades atuais de formação profissional. Por isso, a partir de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia. Nesse artigo, será realizada a análise de alguns pontos dessa resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essas disciplinas ao repensar a modernização dos currículos, bem como uma formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse desse artigo, pertinentes as DCNs, são: perfil do egresso, competências, conteúdos, atividades do curso e o corpo docente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889 10.3895/etr.v7n3.16889 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 867-878 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889/9800 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16889/3083 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gaffuri, Stefane Layana
Bazzo, Walter Antonio
Civiero, Paula Andrea Grawieski
spellingShingle Gaffuri, Stefane Layana
Bazzo, Walter Antonio
Civiero, Paula Andrea Grawieski
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
author_sort Gaffuri, Stefane Layana
title O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
title_short O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
title_fullStr O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full_unstemmed O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
title_sort o ensino de matemática na engenharia: o que preconizam as diretrizes curriculares nacionais
description A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiros, isso é ainda mais desafiador, visto que esses profissionais têm sua carreira pautada em um mercado de trabalho que está em constante transformação, o que lhes cobra atualização contínua, altas exigências de formação técnica e um intercâmbio de experiências. Assim, há um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura modernizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades atuais de formação profissional. Por isso, a partir de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia. Nesse artigo, será realizada a análise de alguns pontos dessa resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essas disciplinas ao repensar a modernização dos currículos, bem como uma formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse desse artigo, pertinentes as DCNs, são: perfil do egresso, competências, conteúdos, atividades do curso e o corpo docente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889
_version_ 1805535908888313856
score 10,814766