O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiro...
Principais autores: | Gaffuri, Stefane Layana, Bazzo, Walter Antonio, Civiero, Paula Andrea Grawieski |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16889 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-168892024-01-05T19:16:54Z O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gaffuri, Stefane Layana Bazzo, Walter Antonio Civiero, Paula Andrea Grawieski Educação/ Currículo Educação em Engenharia; Ensino de Matemática; Currículo A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiros, isso é ainda mais desafiador, visto que esses profissionais têm sua carreira pautada em um mercado de trabalho que está em constante transformação, o que lhes cobra atualização contínua, altas exigências de formação técnica e um intercâmbio de experiências. Assim, há um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura modernizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades atuais de formação profissional. Por isso, a partir de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia. Nesse artigo, será realizada a análise de alguns pontos dessa resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essas disciplinas ao repensar a modernização dos currículos, bem como uma formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse desse artigo, pertinentes as DCNs, são: perfil do egresso, competências, conteúdos, atividades do curso e o corpo docente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889 10.3895/etr.v7n3.16889 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 867-878 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889/9800 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16889/3083 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gaffuri, Stefane Layana Bazzo, Walter Antonio Civiero, Paula Andrea Grawieski |
spellingShingle |
Gaffuri, Stefane Layana Bazzo, Walter Antonio Civiero, Paula Andrea Grawieski O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
author_sort |
Gaffuri, Stefane Layana |
title |
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_short |
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_full |
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_fullStr |
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Matemática na Engenharia: o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_sort |
o ensino de matemática na engenharia: o que preconizam as diretrizes curriculares nacionais |
description |
A complexidade e a diversificação de solicitações que hoje se colocam na sociedade têm avivado os questionamentos quanto a importância que a universidade tem no desenvolvimento tecnológico e humano, bem como sua adequação ao sistema e aos desafios contemporâneos. Ao pensar na formação dos engenheiros, isso é ainda mais desafiador, visto que esses profissionais têm sua carreira pautada em um mercado de trabalho que está em constante transformação, o que lhes cobra atualização contínua, altas exigências de formação técnica e um intercâmbio de experiências. Assim, há um crescente movimento em torno da Educação em Engenharia que procura modernizar os cursos de graduação, para torná-los mais adequados às necessidades atuais de formação profissional. Por isso, a partir de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia objetivam a formação do engenheiro para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia. Nesse artigo, será realizada a análise de alguns pontos dessa resolução (CNE/CES nº 2/2019) ao considerar o ensino de matemática nos cursos de engenharia e as competências necessárias ao abordar essas disciplinas ao repensar a modernização dos currículos, bem como uma formação ativa dos estudantes. Os pontos de interesse desse artigo, pertinentes as DCNs, são: perfil do egresso, competências, conteúdos, atividades do curso e o corpo docente. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16889 |
_version_ |
1805535908888313856 |
score |
10,814766 |