Metodologias interdisciplinares para o ensino das línguas inglesa e portuguesa e suas literaturas: aproximando as áreas do conhecimento e inovando as práticas em sala de aula

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados iniciais do projeto de pesquisa “Metodologias interdisciplinares para o ensino das línguas inglesa e portuguesa e suas literaturas”, que ocorre no IFPR campus Palmas desde 2022. Tal projeto consiste na pesquisa, em Ciências da Natureza, Matemática,...

ver descrição completa

Principais autores: Benites, Fernando Bruno Antonelli Molina, Zatta, Ana Luiza, Rotava, Mariana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17162
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados iniciais do projeto de pesquisa “Metodologias interdisciplinares para o ensino das línguas inglesa e portuguesa e suas literaturas”, que ocorre no IFPR campus Palmas desde 2022. Tal projeto consiste na pesquisa, em Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, de metodologias de ensino que possam ser adaptadas para o ensino das línguas inglesa, portuguesa e suas literaturas. Com o objetivo de inovar as práticas de ensino dessas disciplinas e de promover reflexão, fazendo-as estar em consonância com os pressupostos da interdisciplinaridade e da práxis interdisciplinar, os pesquisadores até então selecionaram duas metodologias usadas nas Ciências Naturais (Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade e Ciclos de Aprendizagem) e uma típica da Matemática (Tarefas de Análise de Produção Escrita). Com isso, este texto apresenta tais metodologias e tece considerações acerca das possibilidades de sua adaptação, sempre à luz da interdisciplinaridade e dos pressupostos da BNCC.