O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a o...
Principais autores: | Gomes, Vivilí Maria Silva, Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino, Cardoso, Virgínia Cardia, Pinto, Bruno Henrique Batista |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas e elaborar Projetos de Modelagem, assim como discutir possibilidades e dificuldades desse tipo de estratégia pedagógica. Ao final do curso foi aplicado um questionário a 27 participantes buscando dados para responder à questão: “O que pensam professores em formação continuada acerca da importância, possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?” Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo os resultados agrupados em cinco categorias: (a) Possibilidades de trabalhar com temas interdisciplinares e resolução de problemas da realidade; (b) Espaço colaborativo e diferenciado para alunos e professores; (c) Contribuição para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes; (d) Dificuldades na elaboração e desenvolvimento de práticas de MM; (e) Dificuldades de compatibilização com a estrutura e rotina da escola. Os resultados indicam que os professores percebem a MM como possibilidade para ensinar Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar, para que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Também apontam dificuldades para implementar a MM como falta de preparo do professor, dificuldade para cumprir o currículo e para compatibilizar com as rotinas da escola. No entanto, consideram possível desenvolver MM em sala de aula e se sentem estimulados a incorporá-la em suas práticas docentes. |
---|