O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?

Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a o...

ver descrição completa

Principais autores: Gomes, Vivilí Maria Silva, Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino, Cardoso, Virgínia Cardia, Pinto, Bruno Henrique Batista
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18428
recordtype ojs
spelling peri-article-184282024-08-26T22:18:29Z O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? Gomes, Vivilí Maria Silva Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino Cardoso, Virgínia Cardia Pinto, Bruno Henrique Batista Ensino de Matemática; Matemática Formação continuada de professores; Ação de extensão universitária; Projetos de Modelagem Matemática Formação de Professores e Modelagem Matemática Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas e elaborar Projetos de Modelagem, assim como discutir possibilidades e dificuldades desse tipo de estratégia pedagógica. Ao final do curso foi aplicado um questionário a 27 participantes buscando dados para responder à questão: “O que pensam professores em formação continuada acerca da importância, possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?” Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo os resultados agrupados em cinco categorias: (a) Possibilidades de trabalhar com temas interdisciplinares e resolução de problemas da realidade; (b) Espaço colaborativo e diferenciado para alunos e professores; (c) Contribuição para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes; (d) Dificuldades na elaboração e desenvolvimento de práticas de MM; (e) Dificuldades de compatibilização com a estrutura e rotina da escola. Os resultados indicam que os professores percebem a MM como possibilidade para ensinar Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar, para que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Também apontam dificuldades para implementar a MM como falta de preparo do professor, dificuldade para cumprir o currículo e para compatibilizar com as rotinas da escola. No entanto, consideram possível desenvolver MM em sala de aula e se sentem estimulados a incorporá-la em suas práticas docentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do ABC Capes CNPq 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Modelagem Matemática application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428 10.3895/etr.v8n2.18428 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 277-294 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428/10288 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18428/3580 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gomes, Vivilí Maria Silva
Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
Cardoso, Virgínia Cardia
Pinto, Bruno Henrique Batista
spellingShingle Gomes, Vivilí Maria Silva
Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
Cardoso, Virgínia Cardia
Pinto, Bruno Henrique Batista
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
author_sort Gomes, Vivilí Maria Silva
title O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
title_short O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
title_full O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
title_fullStr O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
title_full_unstemmed O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
title_sort o que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da modelagem matemática para a sala de aula?
description Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas e elaborar Projetos de Modelagem, assim como discutir possibilidades e dificuldades desse tipo de estratégia pedagógica. Ao final do curso foi aplicado um questionário a 27 participantes buscando dados para responder à questão: “O que pensam professores em formação continuada acerca da importância, possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?” Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo os resultados agrupados em cinco categorias: (a) Possibilidades de trabalhar com temas interdisciplinares e resolução de problemas da realidade; (b) Espaço colaborativo e diferenciado para alunos e professores; (c) Contribuição para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes; (d) Dificuldades na elaboração e desenvolvimento de práticas de MM; (e) Dificuldades de compatibilização com a estrutura e rotina da escola. Os resultados indicam que os professores percebem a MM como possibilidade para ensinar Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar, para que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Também apontam dificuldades para implementar a MM como falta de preparo do professor, dificuldade para cumprir o currículo e para compatibilizar com as rotinas da escola. No entanto, consideram possível desenvolver MM em sala de aula e se sentem estimulados a incorporá-la em suas práticas docentes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428
_version_ 1808615587972120576
score 10,814766