O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a o...
Principais autores: | Gomes, Vivilí Maria Silva, Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino, Cardoso, Virgínia Cardia, Pinto, Bruno Henrique Batista |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18428 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184282024-08-26T22:18:29Z O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? Gomes, Vivilí Maria Silva Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino Cardoso, Virgínia Cardia Pinto, Bruno Henrique Batista Ensino de Matemática; Matemática Formação continuada de professores; Ação de extensão universitária; Projetos de Modelagem Matemática Formação de Professores e Modelagem Matemática Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas e elaborar Projetos de Modelagem, assim como discutir possibilidades e dificuldades desse tipo de estratégia pedagógica. Ao final do curso foi aplicado um questionário a 27 participantes buscando dados para responder à questão: “O que pensam professores em formação continuada acerca da importância, possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?” Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo os resultados agrupados em cinco categorias: (a) Possibilidades de trabalhar com temas interdisciplinares e resolução de problemas da realidade; (b) Espaço colaborativo e diferenciado para alunos e professores; (c) Contribuição para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes; (d) Dificuldades na elaboração e desenvolvimento de práticas de MM; (e) Dificuldades de compatibilização com a estrutura e rotina da escola. Os resultados indicam que os professores percebem a MM como possibilidade para ensinar Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar, para que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Também apontam dificuldades para implementar a MM como falta de preparo do professor, dificuldade para cumprir o currículo e para compatibilizar com as rotinas da escola. No entanto, consideram possível desenvolver MM em sala de aula e se sentem estimulados a incorporá-la em suas práticas docentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do ABC Capes CNPq 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Modelagem Matemática application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428 10.3895/etr.v8n2.18428 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 277-294 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428/10288 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18428/3580 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gomes, Vivilí Maria Silva Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino Cardoso, Virgínia Cardia Pinto, Bruno Henrique Batista |
spellingShingle |
Gomes, Vivilí Maria Silva Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino Cardoso, Virgínia Cardia Pinto, Bruno Henrique Batista O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
author_sort |
Gomes, Vivilí Maria Silva |
title |
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
title_short |
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
title_full |
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
title_fullStr |
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
title_full_unstemmed |
O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula? |
title_sort |
o que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da modelagem matemática para a sala de aula? |
description |
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o tema Modelagem Matemática (MM), desenvolvido em uma universidade federal paulista e que teve como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas e elaborar Projetos de Modelagem, assim como discutir possibilidades e dificuldades desse tipo de estratégia pedagógica. Ao final do curso foi aplicado um questionário a 27 participantes buscando dados para responder à questão: “O que pensam professores em formação continuada acerca da importância, possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?” Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo os resultados agrupados em cinco categorias: (a) Possibilidades de trabalhar com temas interdisciplinares e resolução de problemas da realidade; (b) Espaço colaborativo e diferenciado para alunos e professores; (c) Contribuição para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes; (d) Dificuldades na elaboração e desenvolvimento de práticas de MM; (e) Dificuldades de compatibilização com a estrutura e rotina da escola. Os resultados indicam que os professores percebem a MM como possibilidade para ensinar Matemática de forma contextualizada e interdisciplinar, para que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Também apontam dificuldades para implementar a MM como falta de preparo do professor, dificuldade para cumprir o currículo e para compatibilizar com as rotinas da escola. No entanto, consideram possível desenvolver MM em sala de aula e se sentem estimulados a incorporá-la em suas práticas docentes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18428 |
_version_ |
1808615587972120576 |
score |
10,814766 |