Interdisciplinaridade: fatos a considerar
Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conheciment...
Principais autores: | Cardoso, Fernanda Serpa, Thiengo, Angela Maura de Almeida, Gonçalves, Maria Helena Dias, Silva, Nilza Ribeiro da, Rodrigues, Carlos Rangel, Nóbrega, Ana Lúcia, Castro, Helena Carla |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-222 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-2222022-09-29T18:40:33Z Interdisciplinaridade: fatos a considerar Cardoso, Fernanda Serpa Thiengo, Angela Maura de Almeida Gonçalves, Maria Helena Dias Silva, Nilza Ribeiro da Rodrigues, Carlos Rangel Nóbrega, Ana Lúcia Castro, Helena Carla Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conhecimento entre disciplinas que se identificam e apresentam tópicos em comum. Este artigo pretende discutir a interdisciplinaridade, incluindo seu histórico de surgimento, distinções terminológicas relacionadas a disciplinaridade (multi, pluri, e trans), os problemas e vantagens relacionados a sua utilização e finalmente um estudo de casos envolvendo a entrevista de 20 professores das disciplinas de Química e Biologia e sua visão da interdisciplinaridade, bem como a entrevista com alunos do Ensino Médio (n=190) e a colaboração dessa temática na sua aprovação no vestibular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222 10.3895/S1982-873X2008000100002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 1 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222/195 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cardoso, Fernanda Serpa Thiengo, Angela Maura de Almeida Gonçalves, Maria Helena Dias Silva, Nilza Ribeiro da Rodrigues, Carlos Rangel Nóbrega, Ana Lúcia Castro, Helena Carla |
spellingShingle |
Cardoso, Fernanda Serpa Thiengo, Angela Maura de Almeida Gonçalves, Maria Helena Dias Silva, Nilza Ribeiro da Rodrigues, Carlos Rangel Nóbrega, Ana Lúcia Castro, Helena Carla Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
author_sort |
Cardoso, Fernanda Serpa |
title |
Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
title_short |
Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
title_full |
Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade: fatos a considerar |
title_sort |
interdisciplinaridade: fatos a considerar |
description |
Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conhecimento entre disciplinas que se identificam e apresentam tópicos em comum. Este artigo pretende discutir a interdisciplinaridade, incluindo seu histórico de surgimento, distinções terminológicas relacionadas a disciplinaridade (multi, pluri, e trans), os problemas e vantagens relacionados a sua utilização e finalmente um estudo de casos envolvendo a entrevista de 20 professores das disciplinas de Química e Biologia e sua visão da interdisciplinaridade, bem como a entrevista com alunos do Ensino Médio (n=190) e a colaboração dessa temática na sua aprovação no vestibular. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2008 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222 |
_version_ |
1805449088627376128 |
score |
10,814766 |