Interdisciplinaridade: fatos a considerar

Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conheciment...

ver descrição completa

Principais autores: Cardoso, Fernanda Serpa, Thiengo, Angela Maura de Almeida, Gonçalves, Maria Helena Dias, Silva, Nilza Ribeiro da, Rodrigues, Carlos Rangel, Nóbrega, Ana Lúcia, Castro, Helena Carla
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-222
recordtype ojs
spelling peri-article-2222022-09-29T18:40:33Z Interdisciplinaridade: fatos a considerar Cardoso, Fernanda Serpa Thiengo, Angela Maura de Almeida Gonçalves, Maria Helena Dias Silva, Nilza Ribeiro da Rodrigues, Carlos Rangel Nóbrega, Ana Lúcia Castro, Helena Carla Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conhecimento entre disciplinas que se identificam e apresentam tópicos em comum. Este artigo pretende discutir a interdisciplinaridade, incluindo seu histórico de surgimento, distinções terminológicas relacionadas a disciplinaridade (multi, pluri, e trans), os problemas e vantagens relacionados a sua utilização e finalmente um estudo de casos envolvendo a entrevista de 20 professores das disciplinas de Química e Biologia e sua visão da interdisciplinaridade, bem como a entrevista com alunos do Ensino Médio (n=190) e a colaboração dessa temática na sua aprovação no vestibular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222 10.3895/S1982-873X2008000100002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 1 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222/195 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cardoso, Fernanda Serpa
Thiengo, Angela Maura de Almeida
Gonçalves, Maria Helena Dias
Silva, Nilza Ribeiro da
Rodrigues, Carlos Rangel
Nóbrega, Ana Lúcia
Castro, Helena Carla
spellingShingle Cardoso, Fernanda Serpa
Thiengo, Angela Maura de Almeida
Gonçalves, Maria Helena Dias
Silva, Nilza Ribeiro da
Rodrigues, Carlos Rangel
Nóbrega, Ana Lúcia
Castro, Helena Carla
Interdisciplinaridade: fatos a considerar
author_sort Cardoso, Fernanda Serpa
title Interdisciplinaridade: fatos a considerar
title_short Interdisciplinaridade: fatos a considerar
title_full Interdisciplinaridade: fatos a considerar
title_fullStr Interdisciplinaridade: fatos a considerar
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: fatos a considerar
title_sort interdisciplinaridade: fatos a considerar
description Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conhecimento entre disciplinas que se identificam e apresentam tópicos em comum. Este artigo pretende discutir a interdisciplinaridade, incluindo seu histórico de surgimento, distinções terminológicas relacionadas a disciplinaridade (multi, pluri, e trans), os problemas e vantagens relacionados a sua utilização e finalmente um estudo de casos envolvendo a entrevista de 20 professores das disciplinas de Química e Biologia e sua visão da interdisciplinaridade, bem como a entrevista com alunos do Ensino Médio (n=190) e a colaboração dessa temática na sua aprovação no vestibular.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2008
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/222
_version_ 1805449088627376128
score 10,814766