Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo

O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio...

ver descrição completa

Principais autores: Lima, José Ossian Gadelha de, Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade.