Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio...
Principais autores: | Lima, José Ossian Gadelha de, Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2913 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29132016-09-01T12:48:58Z Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo Lima, José Ossian Gadelha de Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913 10.3895/rbect.v9n1.2913 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913/2975 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lima, José Ossian Gadelha de Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues |
spellingShingle |
Lima, José Ossian Gadelha de Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
author_sort |
Lima, José Ossian Gadelha de |
title |
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
title_short |
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
title_full |
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
title_fullStr |
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
title_full_unstemmed |
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo |
title_sort |
aulas experimentais para um ensino de química mais significativo |
description |
O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913 |
_version_ |
1805291962576666624 |
score |
10,814766 |