Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo

O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio...

ver descrição completa

Principais autores: Lima, José Ossian Gadelha de, Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2913
recordtype ojs
spelling peri-article-29132016-09-01T12:48:58Z Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo Lima, José Ossian Gadelha de Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913 10.3895/rbect.v9n1.2913 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913/2975 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lima, José Ossian Gadelha de
Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
spellingShingle Lima, José Ossian Gadelha de
Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
author_sort Lima, José Ossian Gadelha de
title Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_short Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_full Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_fullStr Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_full_unstemmed Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_sort aulas experimentais para um ensino de química mais significativo
description O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
_version_ 1805291962576666624
score 10,814766