Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os concei...
Principais autores: | Dos Santos, Fabio Seidel, Francisco, Antonio Carlos de, Klein, Angela Ines, Ferraz, Daniela Frigo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os conceitos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa (estrutura cognitiva, conhecimentos prévios, aprendizagem mecânica e significativa, mapas conceituais) apresentam um forte correlato neurofisiológico, por isso a interlocução entre Neurociência e Aprendizagem Significativa é possível. Diante disso, conclui-se que a Neurociência associada à Teoria da Aprendizagem Significativa resulta em uma abordagem neurocognitiva, que possibilita uma melhor compreensão dos mecanismos neurais e cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e, a partir disso, pode oferecer subsídios teóricos e práticos importantes para o trabalho docente, facilitando a aprendizagem significativa de Genética. |
---|