Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética

Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os concei...

ver descrição completa

Principais autores: Dos Santos, Fabio Seidel, Francisco, Antonio Carlos de, Klein, Angela Ines, Ferraz, Daniela Frigo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3947
recordtype ojs
spelling peri-article-39472016-12-21T22:21:47Z Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética Dos Santos, Fabio Seidel Francisco, Antonio Carlos de Klein, Angela Ines Ferraz, Daniela Frigo 7.07.06.00-0 Psicologia Cognitiva - 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula neurociência, aprendizagem significativa, ensino de genética. Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os conceitos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa (estrutura cognitiva, conhecimentos prévios, aprendizagem mecânica e significativa, mapas conceituais) apresentam um forte correlato neurofisiológico, por isso a interlocução entre Neurociência e Aprendizagem Significativa é possível. Diante disso, conclui-se que a Neurociência associada à Teoria da Aprendizagem Significativa resulta em uma abordagem neurocognitiva, que possibilita uma melhor compreensão dos mecanismos neurais e cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e, a partir disso, pode oferecer subsídios teóricos e práticos importantes para o trabalho docente, facilitando a aprendizagem significativa de Genética. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947 10.3895/rbect.v9n2.3947 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Dos Santos, Fabio Seidel
Francisco, Antonio Carlos de
Klein, Angela Ines
Ferraz, Daniela Frigo
spellingShingle Dos Santos, Fabio Seidel
Francisco, Antonio Carlos de
Klein, Angela Ines
Ferraz, Daniela Frigo
Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
author_sort Dos Santos, Fabio Seidel
title Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
title_short Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
title_full Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
title_fullStr Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
title_full_unstemmed Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
title_sort interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
description Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os conceitos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa (estrutura cognitiva, conhecimentos prévios, aprendizagem mecânica e significativa, mapas conceituais) apresentam um forte correlato neurofisiológico, por isso a interlocução entre Neurociência e Aprendizagem Significativa é possível. Diante disso, conclui-se que a Neurociência associada à Teoria da Aprendizagem Significativa resulta em uma abordagem neurocognitiva, que possibilita uma melhor compreensão dos mecanismos neurais e cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e, a partir disso, pode oferecer subsídios teóricos e práticos importantes para o trabalho docente, facilitando a aprendizagem significativa de Genética.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947
_version_ 1805292046180679680
score 10,814766