Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética
Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os concei...
Principais autores: | Dos Santos, Fabio Seidel, Francisco, Antonio Carlos de, Klein, Angela Ines, Ferraz, Daniela Frigo |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947 |
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peri-article-39472016-12-21T22:21:47Z Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética Dos Santos, Fabio Seidel Francisco, Antonio Carlos de Klein, Angela Ines Ferraz, Daniela Frigo 7.07.06.00-0 Psicologia Cognitiva - 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula neurociência, aprendizagem significativa, ensino de genética. Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os conceitos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa (estrutura cognitiva, conhecimentos prévios, aprendizagem mecânica e significativa, mapas conceituais) apresentam um forte correlato neurofisiológico, por isso a interlocução entre Neurociência e Aprendizagem Significativa é possível. Diante disso, conclui-se que a Neurociência associada à Teoria da Aprendizagem Significativa resulta em uma abordagem neurocognitiva, que possibilita uma melhor compreensão dos mecanismos neurais e cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e, a partir disso, pode oferecer subsídios teóricos e práticos importantes para o trabalho docente, facilitando a aprendizagem significativa de Genética. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947 10.3895/rbect.v9n2.3947 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3947/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Este artigo de revisão bibliográfica se propôs a verificar a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética. Os resultados desta revisão mostraram que os conceitos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa (estrutura cognitiva, conhecimentos prévios, aprendizagem mecânica e significativa, mapas conceituais) apresentam um forte correlato neurofisiológico, por isso a interlocução entre Neurociência e Aprendizagem Significativa é possível. Diante disso, conclui-se que a Neurociência associada à Teoria da Aprendizagem Significativa resulta em uma abordagem neurocognitiva, que possibilita uma melhor compreensão dos mecanismos neurais e cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e, a partir disso, pode oferecer subsídios teóricos e práticos importantes para o trabalho docente, facilitando a aprendizagem significativa de Genética. |
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