Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i

Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licencia...

ver descrição completa

Principais autores: Hellmann, Liliane, Sandmann, André, Hallal, Renato, Carvalho, Andriele de Prá, Gasparin, Priscila Pigatto, Gaffuri, Stefane Layana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa.