Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i

Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licencia...

ver descrição completa

Principais autores: Hellmann, Liliane, Sandmann, André, Hallal, Renato, Carvalho, Andriele de Prá, Gasparin, Priscila Pigatto, Gaffuri, Stefane Layana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4313
recordtype ojs
spelling peri-article-43132024-04-14T22:45:08Z Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i Hellmann, Liliane Sandmann, André Hallal, Renato Carvalho, Andriele de Prá Gasparin, Priscila Pigatto Gaffuri, Stefane Layana Engenharias; Ciências Exatas; Matemática; Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313 10.3895/recit.v7.n16.4313 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 2175-1846 10.3895/recit.v7.n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313/Helmann Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Hellmann, Liliane
Sandmann, André
Hallal, Renato
Carvalho, Andriele de Prá
Gasparin, Priscila Pigatto
Gaffuri, Stefane Layana
spellingShingle Hellmann, Liliane
Sandmann, André
Hallal, Renato
Carvalho, Andriele de Prá
Gasparin, Priscila Pigatto
Gaffuri, Stefane Layana
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
author_sort Hellmann, Liliane
title Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_short Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_full Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_fullStr Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_full_unstemmed Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_sort geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
description Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
_version_ 1805535762253348864
score 10,814766