Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licencia...
Principais autores: | Hellmann, Liliane, Sandmann, André, Hallal, Renato, Carvalho, Andriele de Prá, Gasparin, Priscila Pigatto, Gaffuri, Stefane Layana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4313 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-43132024-04-14T22:45:08Z Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i Hellmann, Liliane Sandmann, André Hallal, Renato Carvalho, Andriele de Prá Gasparin, Priscila Pigatto Gaffuri, Stefane Layana Engenharias; Ciências Exatas; Matemática; Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato. As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313 10.3895/recit.v7.n16.4313 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 31-46 2175-1846 10.3895/recit.v7.n16 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313/Helmann Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Hellmann, Liliane Sandmann, André Hallal, Renato Carvalho, Andriele de Prá Gasparin, Priscila Pigatto Gaffuri, Stefane Layana |
spellingShingle |
Hellmann, Liliane Sandmann, André Hallal, Renato Carvalho, Andriele de Prá Gasparin, Priscila Pigatto Gaffuri, Stefane Layana Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
author_sort |
Hellmann, Liliane |
title |
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
title_short |
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
title_full |
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
title_fullStr |
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
title_full_unstemmed |
Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
title_sort |
geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i |
description |
Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato. As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313 |
_version_ |
1805535762253348864 |
score |
10,814766 |