Aspectos higiênico-sanitários de estabelecimento comercial do tipo supermercado de grande porte

Os supermercados são locais aonde o consumidor pode encontrar vários produtos indispensáveis ao seu dia-a-dia, principalmente os produtos alimentícios. Este tipo de comércio deve oferecer um serviço de qualidade capaz de assegurar a saúde do consumidor, por meio dos preceitos higiênico- sanitários,...

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Principais autores: Pedroso, Kátia Rejane Pereira de Queiroga, Bernardino, Priscilla Diniz Lima da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4322
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spelling peri-article-43222024-04-14T22:45:10Z Aspectos higiênico-sanitários de estabelecimento comercial do tipo supermercado de grande porte Pedroso, Kátia Rejane Pereira de Queiroga Bernardino, Priscilla Diniz Lima da Silva CIÊNCIAS AGRÁRIAS; AGROINDÚSTRIA; MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS; SEGURANÇA ALIMENTAR Os supermercados são locais aonde o consumidor pode encontrar vários produtos indispensáveis ao seu dia-a-dia, principalmente os produtos alimentícios. Este tipo de comércio deve oferecer um serviço de qualidade capaz de assegurar a saúde do consumidor, por meio dos preceitos higiênico- sanitários, conforme a legislação vigente determina. Objetivou-se neste trabalho a avaliação da qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor por três supermercados da rede Y, em Cascavel, PR. A metodologia se deu por meio de visitação nos três supermercados da rede, onde foi feita averiguação e aplicação de checklist das condições higiênico-sanitárias nos setores de manipulação de alimentos, recebimento de mercadorias, armazenamento, conservação dos produtos(estoque e produto acabado) e postura dos manipuladores. Embora tenha sido evidenciada a boa estrutura física dos supermercados e orientações adequadas aos manipuladores, onde há treinamentos contínuos de boas práticas de fabricação, foram constatados alguns itens de não conformidade em alguns requisitos, que na maioria destes, a não conformidade partiu da conduta dos manipuladores. Considerando uma visão completa do estudo, constatou-se que o supermercado 2 encontra-se com maior índice de conformidade em detrimentos  dos supermercados 1 e 3. O supermercado 2 necessita de 10,26% para se adequar totalmente as normas, enquanto os supermercados 1 e 3 de aproximadamente 16%.  De acordo com os resultados apresentados, fica visível a possibilidade facilitada da adequação total as normas pela rede de supermercado, por se tratar de itens simples e de fácil adaptação, a exemplo de organização e hábitos dos manipuladores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4322 10.3895/recit.v7.n15.4322 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 15 (2016); 68-82 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 15 (2016); 68-82 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 15 (2016); 68-82 2175-1846 10.3895/recit.v7.n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4322/Katia Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
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