Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula

Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, co...

ver descrição completa

Principais autores: Arruda, Sergio de Mello, Benício, Marily Aparecida, Passos, Marinez Meneghello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4457
recordtype ojs
spelling peri-article-44572020-07-14T22:11:56Z Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula Arruda, Sergio de Mello Benício, Marily Aparecida Passos, Marinez Meneghello Educação; Ensino-aprendizagem Relação com o saber; Triângulo didático-pedagógico; Matriz do estudante Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457 10.3895/rbect.v10n2.4457 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Arruda, Sergio de Mello
Benício, Marily Aparecida
Passos, Marinez Meneghello
spellingShingle Arruda, Sergio de Mello
Benício, Marily Aparecida
Passos, Marinez Meneghello
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
author_sort Arruda, Sergio de Mello
title Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
title_short Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
title_full Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
title_fullStr Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
title_full_unstemmed Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
title_sort um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
description Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457
_version_ 1805449040755687424
score 10,814766