Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, co...
Principais autores: | Arruda, Sergio de Mello, Benício, Marily Aparecida, Passos, Marinez Meneghello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4457 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-44572020-07-14T22:11:56Z Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula Arruda, Sergio de Mello Benício, Marily Aparecida Passos, Marinez Meneghello Educação; Ensino-aprendizagem Relação com o saber; Triângulo didático-pedagógico; Matriz do estudante Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457 10.3895/rbect.v10n2.4457 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Arruda, Sergio de Mello Benício, Marily Aparecida Passos, Marinez Meneghello |
spellingShingle |
Arruda, Sergio de Mello Benício, Marily Aparecida Passos, Marinez Meneghello Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
author_sort |
Arruda, Sergio de Mello |
title |
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
title_short |
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
title_full |
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
title_fullStr |
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
title_sort |
um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula |
description |
Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457 |
_version_ |
1805449040755687424 |
score |
10,814766 |