Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu

Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de...

ver descrição completa

Principais autores: Carvalho, Jaqueline Nunes, Taffarel, Monica, da Silva, Juciley Benedita, Araújo, Vanessa Suligo, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.