Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu

Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de...

ver descrição completa

Principais autores: Carvalho, Jaqueline Nunes, Taffarel, Monica, da Silva, Juciley Benedita, Araújo, Vanessa Suligo, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5336
recordtype ojs
spelling peri-article-53362020-07-14T22:11:56Z Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu Carvalho, Jaqueline Nunes Taffarel, Monica da Silva, Juciley Benedita Araújo, Vanessa Suligo Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos Probabilidade e Estatística; Estatística Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa. Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336 10.3895/rbect.v10n3.5336 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Carvalho, Jaqueline Nunes
Taffarel, Monica
da Silva, Juciley Benedita
Araújo, Vanessa Suligo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
spellingShingle Carvalho, Jaqueline Nunes
Taffarel, Monica
da Silva, Juciley Benedita
Araújo, Vanessa Suligo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
author_sort Carvalho, Jaqueline Nunes
title Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_short Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_full Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_fullStr Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_full_unstemmed Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_sort pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
description Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
_version_ 1805448993565573120
score 10,814766