Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de...
Principais autores: | Carvalho, Jaqueline Nunes, Taffarel, Monica, da Silva, Juciley Benedita, Araújo, Vanessa Suligo, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5336 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-53362020-07-14T22:11:56Z Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu Carvalho, Jaqueline Nunes Taffarel, Monica da Silva, Juciley Benedita Araújo, Vanessa Suligo Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos Probabilidade e Estatística; Estatística Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa. Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336 10.3895/rbect.v10n3.5336 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Carvalho, Jaqueline Nunes Taffarel, Monica da Silva, Juciley Benedita Araújo, Vanessa Suligo Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos |
spellingShingle |
Carvalho, Jaqueline Nunes Taffarel, Monica da Silva, Juciley Benedita Araújo, Vanessa Suligo Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
author_sort |
Carvalho, Jaqueline Nunes |
title |
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
title_short |
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
title_full |
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
title_fullStr |
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
title_sort |
pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu |
description |
Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336 |
_version_ |
1805448993565573120 |
score |
10,814766 |