Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações

Esse artigo objetiva mapear as teses e dissertações brasileiras que abordam sobre a aprendizagem móvel nas áreas de educação e/ou ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, que como fonte de dados utilizou o banco de teses e dissertações da CAPES, realizando buscas por palavras-chave co...

ver descrição completa

Principais autores: Carvalho, Jaqueline Nunes, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos, Santos, Welvesley da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5364
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5364
recordtype ojs
spelling peri-article-53642020-10-28T19:47:44Z Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações Mobile learning in Brazil: a mapping of theses and dissertations Carvalho, Jaqueline Nunes Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos Santos, Welvesley da Silva Educação e Ensino Aprendizagem móvel; mapeamento; educação e ensino Mobile learning; Mapping; Education; Teaching Esse artigo objetiva mapear as teses e dissertações brasileiras que abordam sobre a aprendizagem móvel nas áreas de educação e/ou ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, que como fonte de dados utilizou o banco de teses e dissertações da CAPES, realizando buscas por palavras-chave com um recorte dos trabalhos publicados a partir de 2013 até novembro de 2016 e área de concentração voltadas para a educação e/ou ensino. As análises realizadas levantaram dados referentes a: distribuição dos trabalhos por ano, titulação, regiões, instituições, área de concentração, linha de pesquisa e tema de estudo. Os resultados indicaram o cenário da aprendizagem móvel no Brasil, e possibilitou verificar as lacunas dessa linha de pesquisa ainda emergente. This article aims to map the Brazilian theses and dissertations covering about mobile learning in the areas of education and/or teaching. This is a documentary character, who as the data source used the Bank of theses and dissertations of CAPES, performing keyword searches with a clipping of published works from 2013 until November 2016 and concentration area focused on education and/or teaching. The analysis raised data: distribution of jobs a year, titling, regions, institutions, area of concentration, research and subject of study. The results indicated the mobile learning scenario in Brazil, and made it possible to check the gaps of this line of research still emerging. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-04-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5364 10.3895/rbect.v11n1.5364 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5364/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Carvalho, Jaqueline Nunes
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Santos, Welvesley da Silva
spellingShingle Carvalho, Jaqueline Nunes
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Santos, Welvesley da Silva
Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
author_sort Carvalho, Jaqueline Nunes
title Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
title_short Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
title_full Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
title_fullStr Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
title_full_unstemmed Aprendizagem móvel no Brasil: um mapeamento de teses e dissertações
title_sort aprendizagem móvel no brasil: um mapeamento de teses e dissertações
description Esse artigo objetiva mapear as teses e dissertações brasileiras que abordam sobre a aprendizagem móvel nas áreas de educação e/ou ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, que como fonte de dados utilizou o banco de teses e dissertações da CAPES, realizando buscas por palavras-chave com um recorte dos trabalhos publicados a partir de 2013 até novembro de 2016 e área de concentração voltadas para a educação e/ou ensino. As análises realizadas levantaram dados referentes a: distribuição dos trabalhos por ano, titulação, regiões, instituições, área de concentração, linha de pesquisa e tema de estudo. Os resultados indicaram o cenário da aprendizagem móvel no Brasil, e possibilitou verificar as lacunas dessa linha de pesquisa ainda emergente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5364
_version_ 1805449174130360320
score 10,814766