Educação na tecnologia social: análise de experiências
Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecn...
Principais autores: | Pereira, Luciane Cristina Benites, Freitas, Carlos Cesar Garcia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecnologia Social? A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir de leitura e síntese para fundamentação do estudo, e análise documental de cinco projetos de TS. Os projetos foram retirados do banco de dados da Fundação Banco do Brasil. Para análise foram utilizadas as categorias: soluções adotadas, público atendido, riqueza dos recursos empregados e resultados alcançados. Constatou-se que a educação é fator central da Tecnologia Social, como caminho para a emancipação dos indivíduos e transformação social. A partir das soluções adotadas, observou-se: utilização de técnicas de arte, geração de saberes, ensino por investigação, utilização das tecnologias de informação, entre outros. |
---|