Educação na tecnologia social: análise de experiências

Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecn...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Luciane Cristina Benites, Freitas, Carlos Cesar Garcia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5609
recordtype ojs
spelling peri-article-56092018-07-10T17:17:19Z Educação na tecnologia social: análise de experiências Pereira, Luciane Cristina Benites Freitas, Carlos Cesar Garcia 7.08.00.00-6 Educação/ 7.08.04.03-6 Tecnologia Educaciona Tecnologia; Educação; Tecnologia Social. Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecnologia Social? A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir de leitura e síntese para fundamentação do estudo, e análise documental de cinco projetos de TS. Os projetos foram retirados do banco de dados da Fundação Banco do Brasil. Para análise foram utilizadas as categorias: soluções adotadas, público atendido, riqueza dos recursos empregados e resultados alcançados. Constatou-se que a educação é fator central da Tecnologia Social, como caminho para a emancipação dos indivíduos e transformação social. A partir das soluções adotadas, observou-se: utilização de técnicas de arte, geração de saberes, ensino por investigação, utilização das tecnologias de informação, entre outros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Cesar Universidade Estadual. 2018-01-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609 10.3895/rts.v14n30.5609 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609/4778 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5609/738 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Luciane Cristina Benites
Freitas, Carlos Cesar Garcia
spellingShingle Pereira, Luciane Cristina Benites
Freitas, Carlos Cesar Garcia
Educação na tecnologia social: análise de experiências
author_sort Pereira, Luciane Cristina Benites
title Educação na tecnologia social: análise de experiências
title_short Educação na tecnologia social: análise de experiências
title_full Educação na tecnologia social: análise de experiências
title_fullStr Educação na tecnologia social: análise de experiências
title_full_unstemmed Educação na tecnologia social: análise de experiências
title_sort educação na tecnologia social: análise de experiências
description Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecnologia Social? A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir de leitura e síntese para fundamentação do estudo, e análise documental de cinco projetos de TS. Os projetos foram retirados do banco de dados da Fundação Banco do Brasil. Para análise foram utilizadas as categorias: soluções adotadas, público atendido, riqueza dos recursos empregados e resultados alcançados. Constatou-se que a educação é fator central da Tecnologia Social, como caminho para a emancipação dos indivíduos e transformação social. A partir das soluções adotadas, observou-se: utilização de técnicas de arte, geração de saberes, ensino por investigação, utilização das tecnologias de informação, entre outros.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609
_version_ 1805293237169029120
score 10,814766