Educação na tecnologia social: análise de experiências
Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecn...
Principais autores: | Pereira, Luciane Cristina Benites, Freitas, Carlos Cesar Garcia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5609 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56092018-07-10T17:17:19Z Educação na tecnologia social: análise de experiências Pereira, Luciane Cristina Benites Freitas, Carlos Cesar Garcia 7.08.00.00-6 Educação/ 7.08.04.03-6 Tecnologia Educaciona Tecnologia; Educação; Tecnologia Social. Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecnologia Social? A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir de leitura e síntese para fundamentação do estudo, e análise documental de cinco projetos de TS. Os projetos foram retirados do banco de dados da Fundação Banco do Brasil. Para análise foram utilizadas as categorias: soluções adotadas, público atendido, riqueza dos recursos empregados e resultados alcançados. Constatou-se que a educação é fator central da Tecnologia Social, como caminho para a emancipação dos indivíduos e transformação social. A partir das soluções adotadas, observou-se: utilização de técnicas de arte, geração de saberes, ensino por investigação, utilização das tecnologias de informação, entre outros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Cesar Universidade Estadual. 2018-01-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609 10.3895/rts.v14n30.5609 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609/4778 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5609/738 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pereira, Luciane Cristina Benites Freitas, Carlos Cesar Garcia |
spellingShingle |
Pereira, Luciane Cristina Benites Freitas, Carlos Cesar Garcia Educação na tecnologia social: análise de experiências |
author_sort |
Pereira, Luciane Cristina Benites |
title |
Educação na tecnologia social: análise de experiências |
title_short |
Educação na tecnologia social: análise de experiências |
title_full |
Educação na tecnologia social: análise de experiências |
title_fullStr |
Educação na tecnologia social: análise de experiências |
title_full_unstemmed |
Educação na tecnologia social: análise de experiências |
title_sort |
educação na tecnologia social: análise de experiências |
description |
Este artigo compõe-se de um estudo acerca dos fenômenos Educação e Tecnologia Social (TS). Como objetivo principal buscou-se verificar os processos de educação empregados nos projetos de TS em resposta a seguinte pergunta de pesquisa: como a educação tem sido trabalhada por meio dos projetos de Tecnologia Social? A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica a partir de leitura e síntese para fundamentação do estudo, e análise documental de cinco projetos de TS. Os projetos foram retirados do banco de dados da Fundação Banco do Brasil. Para análise foram utilizadas as categorias: soluções adotadas, público atendido, riqueza dos recursos empregados e resultados alcançados. Constatou-se que a educação é fator central da Tecnologia Social, como caminho para a emancipação dos indivíduos e transformação social. A partir das soluções adotadas, observou-se: utilização de técnicas de arte, geração de saberes, ensino por investigação, utilização das tecnologias de informação, entre outros. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5609 |
_version_ |
1805293237169029120 |
score |
10,814766 |