Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino

O ensino em nosso país tem enfrentado grandes desafios mediante a avalanche científico-tecnológica a que estamos expostos. Cabe ao cidadão não apenas dar conta da utilização dos aparatos produzidos, mas de também ter a compreensão do uso que pode se fazer a partir deles. Nesse sentido, a consolidaçã...

ver descrição completa

Principais autores: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel, Pilatti, Luiz Alberto, Francisco, Antonio Carlos de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6236
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6236
recordtype ojs
spelling peri-article-62362017-07-05T12:45:26Z Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Pilatti, Luiz Alberto Francisco, Antonio Carlos de O ensino em nosso país tem enfrentado grandes desafios mediante a avalanche científico-tecnológica a que estamos expostos. Cabe ao cidadão não apenas dar conta da utilização dos aparatos produzidos, mas de também ter a compreensão do uso que pode se fazer a partir deles. Nesse sentido, a consolidação de uma formação continuada para os docentes, que vise tais compreensões, faz-se necessária. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Ponta Grossa, deu o primeiro passo nesse sentido, iniciando um Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia. Tal programa visa proporcionar qualificação científica e formação profissional de professores nas áreas de ensino, promovendo a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneos, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, em seus diversos níveis. O presente artigo enfoca as principais características desse programa, de maneira que os pontos aqui ressaltados possam servir de base para futuras abordagens, que tenham em vista as diferentes formas de trabalhar em sala de aula as questões voltadas para o contexto científico-tecnológico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6236 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 23, n. 36 (2009); 65-78 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6236/3887 Direitos autorais 2009 Tecnologia e Humanismo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Pilatti, Luiz Alberto
Francisco, Antonio Carlos de
spellingShingle Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Pilatti, Luiz Alberto
Francisco, Antonio Carlos de
Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
author_sort Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
title Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
title_short Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
title_full Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
title_fullStr Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
title_full_unstemmed Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
title_sort mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia: o saber científico-tecnológico na perspectiva do ensino
description O ensino em nosso país tem enfrentado grandes desafios mediante a avalanche científico-tecnológica a que estamos expostos. Cabe ao cidadão não apenas dar conta da utilização dos aparatos produzidos, mas de também ter a compreensão do uso que pode se fazer a partir deles. Nesse sentido, a consolidação de uma formação continuada para os docentes, que vise tais compreensões, faz-se necessária. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Ponta Grossa, deu o primeiro passo nesse sentido, iniciando um Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia. Tal programa visa proporcionar qualificação científica e formação profissional de professores nas áreas de ensino, promovendo a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneos, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, em seus diversos níveis. O presente artigo enfoca as principais características desse programa, de maneira que os pontos aqui ressaltados possam servir de base para futuras abordagens, que tenham em vista as diferentes formas de trabalhar em sala de aula as questões voltadas para o contexto científico-tecnológico.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6236
_version_ 1805296138831527936
score 10,814766