Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências

A autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção...

ver descrição completa

Principais autores: Maciel, Acta Maiara Evangelista, Halmann, Adriane Lizbehd
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção de novos significados para as práticas, mas de que maneira isso ocorre entre professores de Ciências autores de blogs? Para investigar este fenômeno foi traçada uma pesquisa de mestrado com o seguinte objetivo: compreender como a autoria de professores em blogs pode desencadear processos de reflexão e ressignificação da prática docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, netnográfica, que foi realizada com a inserção das pesquisadoras no lócus do fenômeno investigado: a blogosfera. Foi possível observar os processos autorais dos professores nos blogs analisados, o que foi complementado por entrevistas semiestruturadas online. Um dos aspectos analisados foi em relação ao processo de construção autoral dos conteúdos postados nos blogs, o que demonstrou ser motivado por inquietações do cotidiano e também para a divulgação científica. Outro aspecto apontado pelos docentes em seus relatos foi de que os blogs funcionam como espaços com grandes potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente. Por fim, foi analisado o processo de escrita colaborativa, sendo que os achados da pesquisa demonstram que este processo autoral e reflexivo nos blogs é importante para a formação continuada de professores, autores e blogueiros. Conclui-se, assim, que a web pode fomentar a colaboração, com textos multiautorais, que interagem a partir de diferentes tempos e espaços e que, por sua vez, repercutem nas formações e práticas docentes cotidianas.