Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem

O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sob...

ver descrição completa

Principais autores: Bagio, Viviane Aparecida, Pereira, Ana Lucia, Costa, Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7466
recordtype ojs
spelling peri-article-74662018-02-02T10:51:25Z Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem Bagio, Viviane Aparecida Pereira, Ana Lucia Costa, Cristina Educação Currículo; Avaliação; Concepções teóricas. O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sobre os conceitos e concepções acerca das temáticas currículo e avaliação, suas classificações, apresentamos possíveis correlações, a partir de um modelo para análise e possível verificação se uma postura curricular pressupõe um formato de avaliação e de relacionamento entre avaliador e avaliado. As conexões aqui elaboradas, nos remetem a outros questionamentos que não se encerram na presente pesquisa e, podem auxiliar também na compreensão da importância do professor conhecer as perspectivas que fundamentam sua prática para que ele possa desenvolver um olhar crítico sobre ela e do o papel da avaliação e do currículo para a formação do sujeito e da sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O presente trabalho foi realizado com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - Brasil. 2017-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466 10.3895/etr.v1n2.7466 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 1, n. 2 (2017); 170-190 2594-3901 10.3895/etr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466/4626 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bagio, Viviane Aparecida
Pereira, Ana Lucia
Costa, Cristina
spellingShingle Bagio, Viviane Aparecida
Pereira, Ana Lucia
Costa, Cristina
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
author_sort Bagio, Viviane Aparecida
title Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
title_short Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
title_full Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
title_fullStr Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
title_sort um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
description O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sobre os conceitos e concepções acerca das temáticas currículo e avaliação, suas classificações, apresentamos possíveis correlações, a partir de um modelo para análise e possível verificação se uma postura curricular pressupõe um formato de avaliação e de relacionamento entre avaliador e avaliado. As conexões aqui elaboradas, nos remetem a outros questionamentos que não se encerram na presente pesquisa e, podem auxiliar também na compreensão da importância do professor conhecer as perspectivas que fundamentam sua prática para que ele possa desenvolver um olhar crítico sobre ela e do o papel da avaliação e do currículo para a formação do sujeito e da sociedade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466
_version_ 1805295316955561984
score 10,814766