Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem
O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sob...
Principais autores: | Bagio, Viviane Aparecida, Pereira, Ana Lucia, Costa, Cristina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7466 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-74662018-02-02T10:51:25Z Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem Bagio, Viviane Aparecida Pereira, Ana Lucia Costa, Cristina Educação Currículo; Avaliação; Concepções teóricas. O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sobre os conceitos e concepções acerca das temáticas currículo e avaliação, suas classificações, apresentamos possíveis correlações, a partir de um modelo para análise e possível verificação se uma postura curricular pressupõe um formato de avaliação e de relacionamento entre avaliador e avaliado. As conexões aqui elaboradas, nos remetem a outros questionamentos que não se encerram na presente pesquisa e, podem auxiliar também na compreensão da importância do professor conhecer as perspectivas que fundamentam sua prática para que ele possa desenvolver um olhar crítico sobre ela e do o papel da avaliação e do currículo para a formação do sujeito e da sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O presente trabalho foi realizado com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - Brasil. 2017-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466 10.3895/etr.v1n2.7466 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 1, n. 2 (2017); 170-190 2594-3901 10.3895/etr.v1n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466/4626 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bagio, Viviane Aparecida Pereira, Ana Lucia Costa, Cristina |
spellingShingle |
Bagio, Viviane Aparecida Pereira, Ana Lucia Costa, Cristina Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
author_sort |
Bagio, Viviane Aparecida |
title |
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
title_short |
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
title_full |
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
title_sort |
um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem |
description |
O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem” busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sobre os conceitos e concepções acerca das temáticas currículo e avaliação, suas classificações, apresentamos possíveis correlações, a partir de um modelo para análise e possível verificação se uma postura curricular pressupõe um formato de avaliação e de relacionamento entre avaliador e avaliado. As conexões aqui elaboradas, nos remetem a outros questionamentos que não se encerram na presente pesquisa e, podem auxiliar também na compreensão da importância do professor conhecer as perspectivas que fundamentam sua prática para que ele possa desenvolver um olhar crítico sobre ela e do o papel da avaliação e do currículo para a formação do sujeito e da sociedade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7466 |
_version_ |
1805295316955561984 |
score |
10,814766 |