Avaliação da compreensão de rótulos de alimentos embalados por consumidores do município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
O presente estudo teve por objetivo avaliar o entendimento de consumidores sobre as informações contidas em rótulos de produtos alimentícios comercializados em supermercados da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Durante 90 dias do ano de 2016, 301 consumidores foram entrevistados, através de...
Principais autores: | Liberti, Paula, Ayres, Gabrielle, Coelho, Daise, Lima, Tatiana, Fingola, Yasmin, Luquez, Lucas, Soares, Nathalia |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rebrapa/article/view/7477 |
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Resumo: |
O presente estudo teve por objetivo avaliar o entendimento de consumidores sobre as informações contidas em rótulos de produtos alimentícios comercializados em supermercados da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Durante 90 dias do ano de 2016, 301 consumidores foram entrevistados, através de um formulário estruturado, sobre sua compreensão em relação à rotulagem nutricional. Os resultados mostraram que, dos entrevistados, 63,79% liam os rótulos de alimentos, sendo que, destes, somente 53,49% compreendiam as informações lidas. Os participantes, que não tinham costume de ler o rótulo de alimentos, declararam que a falta de hábito e a letra ilegível são dois importantes pontos para a não prática da leitura nutricional. Aos interessados no rótulo, o prazo de validade e a tabela nutricional são as informações mais lidas na embalagem do produto. Os consumidores demonstraram maior preocupação sobre informações como valor calórico, conteúdo de carboidratos e sódio; dados estes que tem relação com a busca da informação nutricional devido a problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, conforme relatado pelos participantes. Além disso, para 63,46% dos consumidores, deste estudo, o marketing não tem influência sobre a decisão de compra de um produto embalado. Conclui-se que as informações contidas nos rótulos de alimentos são relevantes para o grande público, porém há a necessidade de projetos educativos no âmbito nutricional, de modo a facilitar a compreensão e melhor uso das informações descritas nas embalagens de alimentos. |
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