A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015

O presente trabalho possui orientação marcadamente metalinguística. Investiga a presença da epistemologia de Ludwik Fleck enquanto referencial teórico para discussões referentes a Educação em Ciências e em produções acadêmicas da área, tendo em vista que tal epistemologia pode trazer contribuições s...

ver descrição completa

Principais autores: Chicóra, Tatiele, Aires, Joanez Aparecida, Camargo, Sérgio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7504
recordtype ojs
spelling peri-article-75042022-10-18T23:53:59Z A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015 The epistemology of Ludwik Fleck: analysis of the productions of the National Meeting of Research in Science Education between the years 1997 and 2015 Chicóra, Tatiele Aires, Joanez Aparecida Camargo, Sérgio Ciências Humanas, Epistemologia Educação em ciências; Epistemologia; Ludwik Fleck; ENPEC. Science education; Epistemology; Ludwik Fleck; ENPEC O presente trabalho possui orientação marcadamente metalinguística. Investiga a presença da epistemologia de Ludwik Fleck enquanto referencial teórico para discussões referentes a Educação em Ciências e em produções acadêmicas da área, tendo em vista que tal epistemologia pode trazer contribuições significativas para o ensino de ciências, uma vez que apresenta uma compreensão sobre a construção da ciência que se contrapõe à compreensão empirista, ainda tão presente neste ensino. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) editadas no período de 1997 a 2015. Para a organização dos trabalhos encontrados, utilizamos como metodologia a análise textual discursiva (ATD) que nos permitiu realizar a descrição das categorias fleckianas encontradas nos trabalhos. A análise desse material mostrou que há convergência entre os autores, sobre os motivos pelos quais o uso deste referencial teórico se mostra relevante em discussões a respeito da construção do conhecimento científico para a Educação em Ciências. Os resultados apontam que a utilização das categorias de Fleck (2010) é bastante presente na área, entretanto, em grande parte dos trabalhos analisados, são abordadas apenas parcialmente. The present work has a strongly metalinguistic orientation. It investigates the presence of the epistemology of Ludwik Fleck as a theoretical reference for discussions regarding Education in Sciences and in academic productions of the area, considering that such epistemology can bring significant contributions to the teaching of sciences, since it presents an understanding about the construction of science that contrasts with the empiricist understanding, still so present in this teaching. In this sense, a bibliographical research was carried out based on the minutes of the National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC) published in the period from 1997 to 2015. For the organization of the works found, we used as methodology the discursive textual analysis (ATD) that allowed us to perform the description of the Fleckian categories found in the works. The analysis of this material showed that there is convergence among the authors about the reasons why the use of this theoretical reference is relevant in discussions about the construction of scientific knowledge for Science Education. The results show that the use of the categories of Fleck (2010) is quite present in the area, however, in most of the works analyzed, are only partially covered. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7504 10.3895/actio.v3n3.7504 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 6-25 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 6-25 2525-8923 10.3895/actio.v3n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7504/5340 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7504/5341 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Chicóra, Tatiele
Aires, Joanez Aparecida
Camargo, Sérgio
spellingShingle Chicóra, Tatiele
Aires, Joanez Aparecida
Camargo, Sérgio
A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
author_sort Chicóra, Tatiele
title A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
title_short A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
title_full A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
title_fullStr A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
title_full_unstemmed A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
title_sort epistemologia de ludwik fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015
description O presente trabalho possui orientação marcadamente metalinguística. Investiga a presença da epistemologia de Ludwik Fleck enquanto referencial teórico para discussões referentes a Educação em Ciências e em produções acadêmicas da área, tendo em vista que tal epistemologia pode trazer contribuições significativas para o ensino de ciências, uma vez que apresenta uma compreensão sobre a construção da ciência que se contrapõe à compreensão empirista, ainda tão presente neste ensino. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) editadas no período de 1997 a 2015. Para a organização dos trabalhos encontrados, utilizamos como metodologia a análise textual discursiva (ATD) que nos permitiu realizar a descrição das categorias fleckianas encontradas nos trabalhos. A análise desse material mostrou que há convergência entre os autores, sobre os motivos pelos quais o uso deste referencial teórico se mostra relevante em discussões a respeito da construção do conhecimento científico para a Educação em Ciências. Os resultados apontam que a utilização das categorias de Fleck (2010) é bastante presente na área, entretanto, em grande parte dos trabalhos analisados, são abordadas apenas parcialmente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7504
_version_ 1805450720121454592
score 10,814766