Da crítica da América Latina à Améfrica Ladina crítica:para uma genealogia do conhecimento a partir de Lélia González
Neste artigo busco estabelecer um diálogo entre o pensamento de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e feminista afrolatinoamericana com a teoria decolonial proposta por autores latino-americanos como Aníbal Quijano e Maria Lugones. Para isso, realizo uma revisão teórica e bibliográfica sobre a p...
Autor principal: | Nunes da Silva, Mayana Hellen |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9490 |
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peri-article-94902022-10-18T23:23:10Z Da crítica da América Latina à Améfrica Ladina crítica:para uma genealogia do conhecimento a partir de Lélia González Nunes da Silva, Mayana Hellen 7.03.00.00-3. 7.03.01.00-0 Amefricanidade. Colonialidade do poder. Colonialidade de gênero. Feminismo afrolatinoamericano. Neste artigo busco estabelecer um diálogo entre o pensamento de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e feminista afrolatinoamericana com a teoria decolonial proposta por autores latino-americanos como Aníbal Quijano e Maria Lugones. Para isso, realizo uma revisão teórica e bibliográfica sobre a produção destes autores, uma vez que suas perspectivas têm como objetivo trazer à superfície e argumentar como os signos da colonialidade seguem estruturando as relações no sistema-mundo atual, de tal modo que este debate oportunize a ruptura e a construção de uma epistemologia a partir dos saberes tidos como subalternos, e no caso de Lélia e de Lugones, mais especificamente das mulheres amefricanas (mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres não-brancas) em favor de um feminismo afrolatinomericano. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9490 10.3895/cgt.v12n40.9490 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 40 (2019); 143-155 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n40 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9490/6433 http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/downloadSuppFile/9490/1310 http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/downloadSuppFile/9490/1340 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Neste artigo busco estabelecer um diálogo entre o pensamento de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e feminista afrolatinoamericana com a teoria decolonial proposta por autores latino-americanos como Aníbal Quijano e Maria Lugones. Para isso, realizo uma revisão teórica e bibliográfica sobre a produção destes autores, uma vez que suas perspectivas têm como objetivo trazer à superfície e argumentar como os signos da colonialidade seguem estruturando as relações no sistema-mundo atual, de tal modo que este debate oportunize a ruptura e a construção de uma epistemologia a partir dos saberes tidos como subalternos, e no caso de Lélia e de Lugones, mais especificamente das mulheres amefricanas (mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres não-brancas) em favor de um feminismo afrolatinomericano. |
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