Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional

Aiming at the need of applications for mobile devices to teach mathematics to deaf students, especially in the basic concepts such as numerical numerical knowledge, the present work has as its theme the development of the LIBRAS Game application that aims to assist deaf children years from 4 to 10 y...

ver descrição completa

Autor principal: Prates, Rafaella Trindade Cunha
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11610
recordtype dspace
spelling riut-1-116102020-11-13T18:09:40Z Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional Prates, Rafaella Trindade Cunha Cordeiro, Edson dos Santos Sato, Gustavo Yuji Cordeiro, Edson dos Santos Sato, Gustavo Yuji Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes Hotz, Celso Estudantes surdos Matemática (Ensino fundamental) Software de aplicação Deaf students Mathematics (Fundamental education) Application software CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Aiming at the need of applications for mobile devices to teach mathematics to deaf students, especially in the basic concepts such as numerical numerical knowledge, the present work has as its theme the development of the LIBRAS Game application that aims to assist deaf children years from 4 to 10 years in the knowledge of the symbology of numbers in LIBRAS 1 to 9, their associations with cardinal numbers and their respective quantities, based on the strategy of equivalence of stimuli. The application was developed in the Java language, for Android Studio platform. In its development was considered the increasing use of mobile devices in the students’ daily life. This work encourages the use of technological tools as a means of aiding in the teaching of mathematical contents of the initial years. Visando a necessidade de aplicativos para dispositivos móveis destinado ao ensino da matemática para alunos surdos, principalmente nos conceitos básicos como, o conhecimento dos algarismos numéricos, o presente trabalho tem como tema, o desenvolvimento do aplicativo LIBRAS Game que tem como objetivo auxiliar crianças surdas dos anos inicias dos 4 aos 10 anos no conhecimento da simbologia dos números em LIBRAS de 1 à 9, suas associações com números cardinais e com suas respectivas quantidades, fundamentado na estratégia de equivalência de estímulos. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem Java, para plataforma Android Studio. Em seu desenvolvimento foi considerado o crescente uso de dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. Este trabalho fomenta o uso de ferramentas tecnológicas como meio de auxílio no ensino de conteúdos matemáticos dos anos iniciais. 2020-11-13T18:09:40Z 2020-11-13T18:09:40Z 2018-11-13 bachelorThesis PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Brasil Licenciatura em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estudantes surdos
Matemática (Ensino fundamental)
Software de aplicação
Deaf students
Mathematics (Fundamental education)
Application software
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Estudantes surdos
Matemática (Ensino fundamental)
Software de aplicação
Deaf students
Mathematics (Fundamental education)
Application software
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Prates, Rafaella Trindade Cunha
Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
description Aiming at the need of applications for mobile devices to teach mathematics to deaf students, especially in the basic concepts such as numerical numerical knowledge, the present work has as its theme the development of the LIBRAS Game application that aims to assist deaf children years from 4 to 10 years in the knowledge of the symbology of numbers in LIBRAS 1 to 9, their associations with cardinal numbers and their respective quantities, based on the strategy of equivalence of stimuli. The application was developed in the Java language, for Android Studio platform. In its development was considered the increasing use of mobile devices in the students’ daily life. This work encourages the use of technological tools as a means of aiding in the teaching of mathematical contents of the initial years.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Prates, Rafaella Trindade Cunha
author_sort Prates, Rafaella Trindade Cunha
title Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
title_short Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
title_full Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
title_fullStr Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
title_full_unstemmed Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
title_sort libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610
_version_ 1805312333387399168
score 10,814766