Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental

The learning of the exact sciences comes trivially surrounded of prejudgment. The idea that one has that subjects as physics, chemistry and mathematic are surrounded by contents which don't seem like people's daily, favors too fast the students’ disinterest, leading them sometimes to draw...

ver descrição completa

Principais autores: Kirchheim, Alana Soeiro, Rohweder, Elisa da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14873
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14873
recordtype dspace
spelling riut-1-148732020-11-18T14:41:45Z Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental Kirchheim, Alana Soeiro Rohweder, Elisa da Silva Ferri, Elídia Aparecida Vetter Ferri, Elídia Aparecida Vetter Teixeira, Sirlei Dias Pereira, Edimir Andrade Aprendizagem experimental Ensino - Meios auxiliares Ensino - Metodologia Química - Estudo e ensino Experiential learning Teaching - Aids and devices Teaching - Methodology Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The learning of the exact sciences comes trivially surrounded of prejudgment. The idea that one has that subjects as physics, chemistry and mathematic are surrounded by contents which don't seem like people's daily, favors too fast the students’ disinterest, leading them sometimes to draw hasty conclusions about, for instance, chemistry. This study aimed to analyze the concept and interest students have when it comes to chemistry. For a case study, it was analyzed the same parameters after having contact with a pleasant and soon introduction to this scientific knowledge, through the practical classes with didactic-experimental emphasis, using materials related to people's routine, reassessing the meaningful or not thoughts changing, by questionnaire filled by the students before and after the project application. This project has been applied to elementary school students, from different ages, in a public school in Pato Branco, Paraná. Based on the questionnaire results and on the students’ behavior while studying, the existence of a prejudgment about the subject was confirmed, as well a thoughts change in a high percentage of them after the project application for this case study, what makes us believe in its efficiency in other cases. A aprendizagem das ciências exatas vem banalmente cercada de pré conceito. A ideia que se tem de que as disciplinas como física, química e matemática são rodeadas de conteúdos que nada se assemelham ao dia-a-dia, favorecem de forma equivocada o desinteresse do aluno, levando muitas vezes, o mesmo a tirar conclusões precipitadas a respeito, por exemplo, da disciplina de química. Este estudo teve o intuito de analisar o conceito e interesse que o aluno tem em relação à disciplina de Química. Para este estudo de caso analisou-se os mesmos parâmetros após os alunos terem contato com uma breve introdução a esse conhecimento científico de forma encantadora, por intermédio de aulas práticas com ênfase didático-experimental, utilizando materiais com relação ao cotidiano, reavaliando a significativa ou não mudança de pensamento, por intermédio de questionários preenchidos pelos alunos anteriormente e posteriormente à aplicação do projeto. O projeto foi aplicado para alunos do Ensino Fundamental, de diferentes idades, em uma Escola Estadual da Rede Pública de Ensino da cidade de Pato Branco, Paraná. Com base nos resultados dos questionários e na própria observação de comportamento dos alunos em estudo, percebeu-se a existência do pré conceito em relação à disciplina bem como se percebeu também a mudança de pensamento em grande porcentagem dos mesmos após a aplicação do projeto para este estudo de caso, o que nos leva a acreditar na eficiência do mesmo em outros casos. 2020-11-18T14:41:45Z 2020-11-18T14:41:45Z 2015-11-19 bachelorThesis KIRCHHEIM, Alana Soeiro; ROHWEDER, Elisa da Silva. Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14873 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Química Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem experimental
Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Química - Estudo e ensino
Experiential learning
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Aprendizagem experimental
Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Química - Estudo e ensino
Experiential learning
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Kirchheim, Alana Soeiro
Rohweder, Elisa da Silva
Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
description The learning of the exact sciences comes trivially surrounded of prejudgment. The idea that one has that subjects as physics, chemistry and mathematic are surrounded by contents which don't seem like people's daily, favors too fast the students’ disinterest, leading them sometimes to draw hasty conclusions about, for instance, chemistry. This study aimed to analyze the concept and interest students have when it comes to chemistry. For a case study, it was analyzed the same parameters after having contact with a pleasant and soon introduction to this scientific knowledge, through the practical classes with didactic-experimental emphasis, using materials related to people's routine, reassessing the meaningful or not thoughts changing, by questionnaire filled by the students before and after the project application. This project has been applied to elementary school students, from different ages, in a public school in Pato Branco, Paraná. Based on the questionnaire results and on the students’ behavior while studying, the existence of a prejudgment about the subject was confirmed, as well a thoughts change in a high percentage of them after the project application for this case study, what makes us believe in its efficiency in other cases.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Kirchheim, Alana Soeiro
Rohweder, Elisa da Silva
author_sort Kirchheim, Alana Soeiro
title Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
title_short Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
title_full Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
title_fullStr Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
title_full_unstemmed Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
title_sort ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KIRCHHEIM, Alana Soeiro; ROHWEDER, Elisa da Silva. Ensinar e encantar, uma introdução ao conhecimento científico para crianças e adolescentes com ênfase didático-experimental. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14873
_version_ 1805319029767798784
score 10,814766