Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática

This present bibliographical study has as a propose investigate the acquisition of media literacy, in high school students, through augmented reality, in mobile devices, in the teaching-learning process of the Chemistry discipline. As methodological parths were consulted books, articles and theses t...

ver descrição completa

Autor principal: Baggio, Mariane Mirian
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19633
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19633
recordtype dspace
spelling riut-1-196332020-11-23T20:21:14Z Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática Baggio, Mariane Mirian Silva, Patrícia Fernanda da Silva, Patrícia Fernanda da Silva, Anita Raquel da Motta, Marcelo Souza Mídia digital Literacia Realidade aumentada Química - Estudo e ensino Digital media Literacy Augmented reality Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This present bibliographical study has as a propose investigate the acquisition of media literacy, in high school students, through augmented reality, in mobile devices, in the teaching-learning process of the Chemistry discipline. As methodological parths were consulted books, articles and theses to define and associate the terms media, media culture and media literacy, having as main references Lévy (1999), O’Reylli (2005), Martino (2015), Resende (2016) and Ferreira (2017). These authors contemplated the concepts and the use of media, in society, in the school context, as well as the power of social transformation of the media and the necessity of media literacy to face the challenges and avoid the dangers of Web 2.0. It was sought to raise the characteristics of augmented reality according to the authors Tori, Kirner e Siscouto (2006) together with the most current studies of Queiroz, Oliveira e Resende (2015), whitch contribute to the acquisition of media skills. The results of this bibliographical research showed that the augmented reality is a productive tool for the Chemistry teaching, which enabled students to be more active and cooperative in the learning process, as well as to resignify the way of consuming and producing information, in a different language form of the verbal. A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo investigar a aquisição da literacia midiática, nos estudantes do Ensino Médio, por meio da realidade aumentada, em dispositivos móveis, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Como percursos metodológicos foram consultados livros, artigos e teses para definir e associar os termos mídias, cultura midiática e literacia midiática, tendo como principais referências Lévy (1999), O’Reylli (2005), Martino (2015), Resende (2016) e Ferreira (2017). Estes autores contemplaram os conceitos e uso das mídias, na sociedade, no contexto escolar, bem como o poder de transformação social dos meios de informação e a necessidade da literacia midiática para enfrentar os desafios e evitar os perigos da Web 2.0 Buscou-se levantar as características da realidade aumentada conforme os autores Tori, Kirner e Siscouto (2006) em conjunto com os estudos mais atuais de Queiroz, Oliveira e Resende (2015), que contribuem para a aquisição de competências midiáticas. Os resultados deste estudo bibliográfico apuraram que a realidade aumentada é uma ferramenta producente para o ensino de Química, que possibilitou aos alunos tornarem-se mais ativos e cooperativos no processo de aprendizagem, além de ressignificar a maneira de consumir e produzir informações, em uma forma de linguagem diferente da verbal. 2020-11-23T20:21:13Z 2020-11-23T20:21:13Z 2019-09-18 specializationThesis BAGGIO, Mariane Mirian. Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19633 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Mídia digital
Literacia
Realidade aumentada
Química - Estudo e ensino
Digital media
Literacy
Augmented reality
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Mídia digital
Literacia
Realidade aumentada
Química - Estudo e ensino
Digital media
Literacy
Augmented reality
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Baggio, Mariane Mirian
Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
description This present bibliographical study has as a propose investigate the acquisition of media literacy, in high school students, through augmented reality, in mobile devices, in the teaching-learning process of the Chemistry discipline. As methodological parths were consulted books, articles and theses to define and associate the terms media, media culture and media literacy, having as main references Lévy (1999), O’Reylli (2005), Martino (2015), Resende (2016) and Ferreira (2017). These authors contemplated the concepts and the use of media, in society, in the school context, as well as the power of social transformation of the media and the necessity of media literacy to face the challenges and avoid the dangers of Web 2.0. It was sought to raise the characteristics of augmented reality according to the authors Tori, Kirner e Siscouto (2006) together with the most current studies of Queiroz, Oliveira e Resende (2015), whitch contribute to the acquisition of media skills. The results of this bibliographical research showed that the augmented reality is a productive tool for the Chemistry teaching, which enabled students to be more active and cooperative in the learning process, as well as to resignify the way of consuming and producing information, in a different language form of the verbal.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Baggio, Mariane Mirian
author_sort Baggio, Mariane Mirian
title Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
title_short Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
title_full Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
title_fullStr Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
title_full_unstemmed Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
title_sort realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BAGGIO, Mariane Mirian. Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19633
_version_ 1805303520696467456
score 10,814766