A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança

This paper seeks to clarify how orality was losing its space in a highly technological world where people communicate much more virtually than in person, seeks to recover the value of family conversations, and told the stories passed on for generations, seeks to show that these same stories which to...

ver descrição completa

Autor principal: Diniz, Taisa Barcelos Claudino
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20843
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20843
recordtype dspace
spelling riut-1-208432020-11-24T14:23:51Z A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança Diniz, Taisa Barcelos Claudino Ribeiro, Janete Santa Maria Leitura Educação de crianças Oralidade na literatura Reading Early childhood education Orality in literature Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper seeks to clarify how orality was losing its space in a highly technological world where people communicate much more virtually than in person, seeks to recover the value of family conversations, and told the stories passed on for generations, seeks to show that these same stories which today no longer have much value, emerged centuries ago and continue to exert a strong influence on the emotional development of children, deeply contributing in shaping your personality and internalization of values, since the lack of it, has been one of the biggest problems our current society , dominated by lack of self - control, disrespect to others, violence and emotional health fully committed. Besides all these factors, this study we sought to clarify that the storytelling also brings numerous benefits for cognitive development, encouraging creativity, critical thinking, oral communication, disinhibition, reading generated by the pleasure of looking at the books same stories heard. Besides these issues addressed, was still discoursed about features that counters educators can use stories to make this moment even more special and enjoyable, such as puppets, puppets, origami, among others, and finally there are suggestions on how to make the moments of reading even more dynamic and class room activities to explore the story read or told, always aiming to arouse the taste for stories and wanderlust in the fantastic world of words. Este trabalho busca esclarecer o quanto a oralidade foi perdendo seu espaço num mundo altamente tecnológico, onde as pessoas se comunicam muita mais virtualmente do que pessoalmente; busca resgatar o valor das conversas familiares, das histórias contadas e repassadas por gerações; busca mostrar que estas mesmas histórias que hoje já não têm muito valor, surgiram há séculos passados e continuam a exercer forte influência no desenvolvimento emocional das crianças, contribuindo profundamente na formação de sua personalidade e interiorização de valores, visto que a falta deste, tem sido um dos maiores problemas de nossa sociedade atual, onde predomina a falta de controle próprio, o desrespeito ao próximo, a violência e a saúde emocional totalmente comprometida. Além de todos estes fatores, neste trabalho buscou-se esclarecer que a contação de histórias também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, estimulando a criatividade, o senso crítico, a oralidade, a desinibição, a leitura gerada pelo prazer de buscar nos livros as mesmas histórias ouvidas. Além destes assuntos abordados, ainda foi discorrido sobre recursos que educadores contadores de histórias podem utilizar para tornar este momento ainda mais prazeroso e especial, como por exemplo, fantoches, marionetes, dobraduras, entre outros; por fim há sugestões de como tornar os momentos de leitura em sala de aula ainda mais dinâmicos e com atividades para explorar a história lida ou contada, visando sempre despertar o gosto pelas histórias e o desejo de viajar no fantástico mundo das palavras. 2020-11-24T14:23:50Z 2020-11-24T14:23:50Z 2014-04-03 specializationThesis DINIZ, Taisa Barcelos Claudino. A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20843 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Educação de crianças
Oralidade na literatura
Reading
Early childhood education
Orality in literature
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Leitura
Educação de crianças
Oralidade na literatura
Reading
Early childhood education
Orality in literature
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Diniz, Taisa Barcelos Claudino
A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
description This paper seeks to clarify how orality was losing its space in a highly technological world where people communicate much more virtually than in person, seeks to recover the value of family conversations, and told the stories passed on for generations, seeks to show that these same stories which today no longer have much value, emerged centuries ago and continue to exert a strong influence on the emotional development of children, deeply contributing in shaping your personality and internalization of values, since the lack of it, has been one of the biggest problems our current society , dominated by lack of self - control, disrespect to others, violence and emotional health fully committed. Besides all these factors, this study we sought to clarify that the storytelling also brings numerous benefits for cognitive development, encouraging creativity, critical thinking, oral communication, disinhibition, reading generated by the pleasure of looking at the books same stories heard. Besides these issues addressed, was still discoursed about features that counters educators can use stories to make this moment even more special and enjoyable, such as puppets, puppets, origami, among others, and finally there are suggestions on how to make the moments of reading even more dynamic and class room activities to explore the story read or told, always aiming to arouse the taste for stories and wanderlust in the fantastic world of words.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Diniz, Taisa Barcelos Claudino
author_sort Diniz, Taisa Barcelos Claudino
title A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
title_short A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
title_full A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
title_fullStr A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
title_full_unstemmed A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
title_sort contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DINIZ, Taisa Barcelos Claudino. A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20843
_version_ 1805297714569674752
score 10,814766