Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio

This work was carried out with a research interest in knowing the conceptions that students last year of high school have on Science, Technology and Society. The methodological approach was qualitative interpretive in nature, whose technique of data collection was semi-structured interview. The stud...

ver descrição completa

Principais autores: Ramos, Elaine da Silva, Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Sauer, Elenise
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21753
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21753
recordtype dspace
spelling riut-1-217532020-11-24T19:11:09Z Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio Ramos, Elaine da Silva Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Sauer, Elenise Nunes, Rodrigo Ruschel Ciência - Estudo e ensino Ciência - Metodologia Cultura e tecnologia Science - Study and teaching Science - Methodology Culture and technology Ensino de Ciências This work was carried out with a research interest in knowing the conceptions that students last year of high school have on Science, Technology and Society. The methodological approach was qualitative interpretive in nature, whose technique of data collection was semi-structured interview. The study was conducted with sixteen students from the third year of high school to college a private school in Paraná. The intention with this work, contribute to that there is a reflection on the importance of integrating the STS approach (Science, Technology and Society) in our schools, especially in Science Teaching. The main results show that students have a neutral view and linear with respect to science and technology that disregards their social relations, pointing to the need for a new attitude of the teacher in making their teaching that allows students with a literacy science and technology. Nesse trabalho realizou-se uma investigação com interesse em saber quais as concepções que os alunos do último ano do Ensino Médio possuem sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado com dezesseis alunos do terceiro ano do ensino médio de um colégio da rede privada de ensino do Paraná. Pretendeu-se com esse trabalho, contribuir para que haja uma reflexão sobre a importância da inserção da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em nossas escolas, principalmente no Ensino de Ciências. Os principais resultados revelam que os alunos possuem uma visão neutra e linear em relação à ciência e à tecnologia em que se desconsidera as suas relações sociais, apontando para a necessidade de uma nova postura do professor no seu fazer docente em que possibilite aos alunos uma alfabetização científica e tecnológica. 2020-11-24T19:11:08Z 2020-11-24T19:11:08Z 2014-04-05 specializationThesis RAMOS, Elaine da Silva; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio. 2014. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21753 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Metodologia
Cultura e tecnologia
Science - Study and teaching
Science - Methodology
Culture and technology
Ensino de Ciências
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Metodologia
Cultura e tecnologia
Science - Study and teaching
Science - Methodology
Culture and technology
Ensino de Ciências
Ramos, Elaine da Silva
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Sauer, Elenise
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
description This work was carried out with a research interest in knowing the conceptions that students last year of high school have on Science, Technology and Society. The methodological approach was qualitative interpretive in nature, whose technique of data collection was semi-structured interview. The study was conducted with sixteen students from the third year of high school to college a private school in Paraná. The intention with this work, contribute to that there is a reflection on the importance of integrating the STS approach (Science, Technology and Society) in our schools, especially in Science Teaching. The main results show that students have a neutral view and linear with respect to science and technology that disregards their social relations, pointing to the need for a new attitude of the teacher in making their teaching that allows students with a literacy science and technology.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ramos, Elaine da Silva
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Sauer, Elenise
author_sort Ramos, Elaine da Silva
title Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
title_short Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
title_full Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
title_fullStr Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
title_sort concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RAMOS, Elaine da Silva; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio. 2014. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21753
_version_ 1805324254662623232
score 10,814766