O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais
The Science fairs are presented as an invitation to open all the windows in student interest and curiosity, creativity and mobilization of the teacher and the social function of the school. So, it can be used as stimulating to help in the training of teachers in science education. Thus, the aim of t...
Autor principal: | Borduqui, Murilo |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22120 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22120 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-221202020-11-24T19:50:47Z O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais Borduqui, Murilo Schutz, Fabiana Costa de Araújo Professores - Formação Prática de ensino Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of Student teaching Science - Study and teaching Ensino de Ciências The Science fairs are presented as an invitation to open all the windows in student interest and curiosity, creativity and mobilization of the teacher and the social function of the school. So, it can be used as stimulating to help in the training of teachers in science education. Thus, the aim of this study was to report a case study of teacher training in elementary school, in the area of science education. Specifically, a training which aimed to prepare teachers to better guide the students work on developing a science fair. For this, a sequence of collective training was prepared and developed with the goal of making the teachers had a better understanding of the steps of preparing a science fair project and, indirectly, to move ahead in knowledge about science teaching. With the presented results was observed that it is important to develop events such as Science Fairs. But as important as the event itself, is continuing teacher training preceding the event. It was that brought self-confidence for teachers to develop their work with students. And hence more quality for the showed work. As Feiras de ciências apresentam-se como um convite para abrir todas as janelas da curiosidade e interesse do aluno, da criatividade e mobilização do professor e da função social da escola. Por isso, pode ser usada como estimuladora para ajudar na formação de professores em ensino de ciências. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi relatar um estudo de caso de formação de professores de Ensino Fundamental I, na área de ensino de ciências. Especificamente, uma formação que visou preparar os professores para melhor orientar o trabalho dos alunos no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, uma sequência de formações coletivas foi preparada e desenvolvida com o objetivo de fazer que os professores tivessem melhor entendimento sobre as etapas de elaboração de um projeto de feira de ciências e, indiretamente, avançassem no conhecimento sobre o ensino de ciências. Com os resultados apresentados foi possível observar que é importante desenvolver eventos como as Feiras de Ciências. Mas tão importante quanto o evento em si, é formação continuada de professores que precede o evento. Foi essa formação que trouxe segurança para os professores desenvolverem seus trabalhos com os alunos. E, consequentemente, mais qualidade para os trabalhos apresentados. 2020-11-24T19:50:46Z 2020-11-24T19:50:46Z 2014-03-29 specializationThesis BORDUQUI, Murilo. O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22120 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores - Formação Prática de ensino Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of Student teaching Science - Study and teaching Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Professores - Formação Prática de ensino Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of Student teaching Science - Study and teaching Ensino de Ciências Borduqui, Murilo O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
description |
The Science fairs are presented as an invitation to open all the windows in student interest and curiosity, creativity and mobilization of the teacher and the social function of the school. So, it can be used as stimulating to help in the training of teachers in science education. Thus, the aim of this study was to report a case study of teacher training in elementary school, in the area of science education. Specifically, a training which aimed to prepare teachers to better guide the students work on developing a science fair. For this, a sequence of collective training was prepared and developed with the goal of making the teachers had a better understanding of the steps of preparing a science fair project and, indirectly, to move ahead in knowledge about science teaching. With the presented results was observed that it is important to develop events such as Science Fairs. But as important as the event itself, is continuing teacher training preceding the event. It was that brought self-confidence for teachers to develop their work with students. And hence more quality for the showed work. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Borduqui, Murilo |
author_sort |
Borduqui, Murilo |
title |
O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
title_short |
O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
title_full |
O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
title_fullStr |
O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais |
title_sort |
o uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de minas gerais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BORDUQUI, Murilo. O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22120 |
_version_ |
1805296893661544448 |
score |
10,814766 |