Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática

This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies...

ver descrição completa

Autor principal: Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23656
recordtype dspace
spelling riut-1-236562021-12-10T21:01:47Z Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática A protocol for the evaluation of mathematical didactic works Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos Adames, Márcio Rostirolla https://orcid.org/0000-0002-8038-7713 http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 Verderio, Adriano https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 Verderio, Adriano https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 Antunes, Gladson Octaviano https://orcid.org/0000-0003-3692-374X http://lattes.cnpq.br/6725560105680636 Begiato, Rodolfo Gotardi https://orcid.org/0000-0003-2408-3528 http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 Plano Nacional de Educação (Brasil) Livros didáticos - Avaliação - Metodologia Avaliação educacional (Brasil) Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Textbooks - Evaluation - Methodology Educational evaluation (Brazil) Mathematics - Study and teaching Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies of the PNE, BNCC, PNLD and with the objective assessment tests used to evaluate public policies in Brazil (and established in the PNE), which are SAEB and PISA. Furthertmore, the proposed protocol uses the Didactic Engineering methodology as its theoretical foundation, which proposes replicable methods and evaluations of the developed materials. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Este trabalho apresenta um protocolo de avaliação para obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental na área de matemática, sejam elas dos tipos disciplinares, interdisciplinares ou projetos integradores. O protocolo avalia o alinhamento das obras com as políticas públicas nacionais definidas através do PNE, da BNCC, do PNLD e com as metodologias de avaliação objetivas utilizadas para avaliar as políticas públicas no Brasil (e previstas no PNE), que são o SAEB e o PISA. Ainda, o protocolo proposto utiliza como fundamentação teórica a metodologia da Engenharia Didática, que propõem métodos replicáveis e avaliações dos materiais desenvolvidos. 2021-01-03T22:25:05Z 2021-01-03T22:25:05Z 2020-10-29 masterThesis COUCEIRO, Karen Cristine Uaska dos Santos. Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Plano Nacional de Educação (Brasil)
Livros didáticos - Avaliação - Metodologia
Avaliação educacional (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Textbooks - Evaluation - Methodology
Educational evaluation (Brazil)
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática
spellingShingle Plano Nacional de Educação (Brasil)
Livros didáticos - Avaliação - Metodologia
Avaliação educacional (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Textbooks - Evaluation - Methodology
Educational evaluation (Brazil)
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática
Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos
Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
description This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies of the PNE, BNCC, PNLD and with the objective assessment tests used to evaluate public policies in Brazil (and established in the PNE), which are SAEB and PISA. Furthertmore, the proposed protocol uses the Didactic Engineering methodology as its theoretical foundation, which proposes replicable methods and evaluations of the developed materials.
format Dissertação
author Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos
author_sort Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos
title Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
title_short Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
title_full Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
title_fullStr Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
title_full_unstemmed Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
title_sort um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation COUCEIRO, Karen Cristine Uaska dos Santos. Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656
_version_ 1805302193460346880
score 10,814766