Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana

This bibliographic research aims to present a pedagogical application of Augmented Reality (AR) 3D Internal Organs in the teaching of human physiology for Elementary Education. The methodology used is of a qualitative character, making use of secondary sources of research to review the literature on...

ver descrição completa

Autor principal: Diniz, Cristhiane Aparecida Mariot
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23782
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23782
recordtype dspace
spelling riut-1-237822021-01-08T06:10:21Z Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana Augmented reality, science teaching and human physiology Diniz, Cristhiane Aparecida Mariot Liao, Tarliz Liao, Tarliz Tauceda, Karin Cavalcanti Andrade, Fabrício Dias de Realidade aumentada Ciências - Estudo e ensino FisiologiaHumana Augmented reality Science - Study and teaching Human physiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This bibliographic research aims to present a pedagogical application of Augmented Reality (AR) 3D Internal Organs in the teaching of human physiology for Elementary Education. The methodology used is of a qualitative character, making use of secondary sources of research to review the literature on Augmented Reality (AR) in the teaching of Sciences and human physiology. Due to the theoretical foundations researched, it is verified that the Augmented Reality (AR) Internal Organs 3D is an accessible didactic-pedagogical tool for the teaching of Sciences, helping to understand the functioning of the human organism. A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo apresentar uma aplicação pedagógica da Realidade Aumentada (RA) Órgãos Internos 3D no ensino da fisiologia humana para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, valendo-se de fontes secundárias de pesquisa de revisão de literatura sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Ciências e fisiologia humana. Em razão dos fundamentos teóricos pesquisados, verifica-se que realmente a Realidade Aumentada (RA) Órgãos Internos 3D é uma ferramenta didático-pedagógica acessível para o ensino de Ciências, auxiliando na compreensão do funcionamento do organismo humano. 2021-01-07T20:19:48Z 2021-01-07T20:19:48Z 2020-04-16 specializationThesis DINIZ, Cristhiane Aparecida Mariot. Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23782 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Realidade aumentada
Ciências - Estudo e ensino
FisiologiaHumana
Augmented reality
Science - Study and teaching
Human physiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Realidade aumentada
Ciências - Estudo e ensino
FisiologiaHumana
Augmented reality
Science - Study and teaching
Human physiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Diniz, Cristhiane Aparecida Mariot
Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
description This bibliographic research aims to present a pedagogical application of Augmented Reality (AR) 3D Internal Organs in the teaching of human physiology for Elementary Education. The methodology used is of a qualitative character, making use of secondary sources of research to review the literature on Augmented Reality (AR) in the teaching of Sciences and human physiology. Due to the theoretical foundations researched, it is verified that the Augmented Reality (AR) Internal Organs 3D is an accessible didactic-pedagogical tool for the teaching of Sciences, helping to understand the functioning of the human organism.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Diniz, Cristhiane Aparecida Mariot
author_sort Diniz, Cristhiane Aparecida Mariot
title Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
title_short Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
title_full Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
title_fullStr Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
title_full_unstemmed Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
title_sort realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation DINIZ, Cristhiane Aparecida Mariot. Realidade aumentada, ensino de ciências e fisiologia humana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23782
_version_ 1805302736796778496
score 10,814766