Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental
Digital Technologies (TD) have been used by teachers from different disciplines as an aid to teaching and learning processes. In this direction, we sought to investigate in this research the possible contributions of the Google For Education platform to the teaching and learning processes of Science...
Autor principal: | Silva, Marcelo Aparecido de Souza |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23786 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23786 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-237862021-01-08T06:10:33Z Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental Silva, Marcelo Aparecido de Souza Rocha, Flavia Suchek Mateus da Rocha, Flavia Sucheck Mateus da Elias, Ana Paula de Andrade Janz Loss, Taniele Ciências - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação e tecnologia Metodologia Science - Study and teaching Information technology Communication and technology Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Digital Technologies (TD) have been used by teachers from different disciplines as an aid to teaching and learning processes. In this direction, we sought to investigate in this research the possible contributions of the Google For Education platform to the teaching and learning processes of Science content “Filo Arthropoda” aimed at the 7th year of Elementary Education. To this end, a qualitative research was carried out in a private school in the city of Curitiba. At the time of the research, the school had signed a partnership with Google, which provided Chromebooks to students, with the availability of tools: Google Classroom, Google Drive, Gmail and Google Presentations. A case study was developed with 139 students who carried out the preparation of a presentation, in teams, using the respective platform. It was noticed that the activity aroused the students’ interest, improved the relationship between teacher and students, increased interactivity and strengthened the relationships of collaborations between the students themselves. In these moments of interactivity with the platform, students were the protagonists of the learning process, while the teacher was a mediator, assisting in specific doubts, asking questions that would lead each team to reflection and clarifying whether the sources the students sought were reliable or not. . Regarding the content covered, the students brought curiosities and exposed the importance of the Phylum Arthropoda. The speeches of the students after the elaboration of the presentation, as well as the materials produced by them in Google Presentation, demonstrated a paradigm break in relation to the studied Phylum, since the students started to report the data about these living beings with scientific support. As Tecnologias Digitais (TD) vêm sendo utilizadas por professores de diferentes disciplinas como auxílio aos processos de ensino e aprendizagem. Nesta direção, buscou-se investigar nesta pesquisa as possíveis contribuições da plataforma Google For Education aos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Ciências “Filo Arthropoda” direcionado ao 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Curitiba. Na ocasião da pesquisa, a escola havia firmado uma parceria com a Google, que cedeu Chromebooks aos estudantes, com disponibilização das ferramentas: Google Sala de Aula, Google Drive, Gmail e Google Apresentações. Desenvolveu-se um estudo de caso com 139 estudantes que realizaram a elaboração de uma apresentação, em equipes, usando a respectiva plataforma. Percebeu-se que a atividade despertou o interesse dos estudantes, melhorou a relação entre professor e alunos, aumentou a interatividade e fortaleceu as relações de colaborações entre os próprios estudantes. Nesses momentos de interatividade com a plataforma os estudantes foram os protagonistas do processo de aprendizagem, enquanto o professor era um mediador, auxiliando em dúvidas específicas, fazendo questionamentos que levassem cada equipe à reflexão e esclarecendo se as fontes que os estudantes buscavam eram confiáveis ou não. Com relação ao conteúdo abordado, os estudantes trouxeram curiosidades e expuseram a importância do Filo Arthropoda. As falas dos estudantes após a elaboração da apresentação, bem como os materiais produzidos por eles no Google Apresentação, demonstraram uma quebra de paradigma com relação ao Filo estudado, já que os alunos passaram a relatar os dados sobre esses seres vivos com respaldo científico. 2021-01-07T20:31:12Z 2021-01-07T20:31:12Z 2019-04-20 specializationThesis SILVA, Marcelo Aparecido de Souza. Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23786 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciências - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação e tecnologia Metodologia Science - Study and teaching Information technology Communication and technology Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ciências - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação e tecnologia Metodologia Science - Study and teaching Information technology Communication and technology Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Marcelo Aparecido de Souza Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
description |
Digital Technologies (TD) have been used by teachers from different disciplines as an aid to teaching and learning processes. In this direction, we sought to investigate in this research the possible contributions of the Google For Education platform to the teaching and learning processes of Science content “Filo Arthropoda” aimed at the 7th year of Elementary Education. To this end, a qualitative research was carried out in a private school in the city of Curitiba. At the time of the research, the school had signed a partnership with Google, which provided Chromebooks to students, with the availability of tools: Google Classroom, Google Drive, Gmail and Google Presentations. A case study was developed with 139 students who carried out the preparation of a presentation, in teams, using the respective platform. It was noticed that the activity aroused the students’ interest, improved the relationship between teacher and students, increased interactivity and strengthened the relationships of collaborations between the students themselves. In these moments of interactivity with the platform, students were the protagonists of the learning process, while the teacher was a mediator, assisting in specific doubts, asking questions that would lead each team to reflection and clarifying whether the sources the students sought were reliable or not. . Regarding the content covered, the students brought curiosities and exposed the importance of the Phylum Arthropoda. The speeches of the students after the elaboration of the presentation, as well as the materials produced by them in Google Presentation, demonstrated a paradigm break in relation to the studied Phylum, since the students started to report the data about these living beings with scientific support. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Marcelo Aparecido de Souza |
author_sort |
Silva, Marcelo Aparecido de Souza |
title |
Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_short |
Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
contribuições da plataforma google for education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SILVA, Marcelo Aparecido de Souza. Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23786 |
_version_ |
1805318708038467584 |
score |
10,814766 |