A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos
Literacy is a fundamental pillar for the full development of children. It is an important process for the literacy teacher. According to the BNCC, children in the 1st year understand the alphabetical principle, however during the 2nd year, they have more contact with punctuation rules and orthograph...
Autor principal: | Picco, Paula |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23792 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23792 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-237922021-01-09T06:10:14Z A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos The importance of phonological awareness in the literacy processwith the use of technological resources Picco, Paula Liao, Tarliz Liao, Tarliz Andrade, Fabrício Dias de Rocha, Flavia Sucheck Mateus da Alfabetização Fonologia Tecnologia educacional Base Nacional Comum Curricular Literacy Phonology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Literacy is a fundamental pillar for the full development of children. It is an important process for the literacy teacher. According to the BNCC, children in the 1st year understand the alphabetical principle, however during the 2nd year, they have more contact with punctuation rules and orthographic regularity. Based on this variability, this research aims to conceptualize literacy, analyze the construction of writing hypotheses concomitantly to the student contact with real texts, and conceptualize the social function of each one correlating to phonological awareness, reading and writing. All of this analysis will start from a qualitative and bibliographic research, searching for knowledge to analyze not only the importance of acquiring the alphabetical-orthographic system, but also in order to show the importance of phonological awareness for the development of children in the literacy phase. During this process, we intend to investigate how digital resources or platforms can assist in the literacy process (phonological awareness), in order to develop skills to use the letters’ sounds to build new words. A alfabetização é um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, é um processo de suma importância para o professor alfabetizador. De acordo com a BNCC, a criança no 1º ano tem a compreensão do princípio alfabético e no 2º, passa a ter mais contato com pontuação e a regularidade ortográfica. Com base nessa variabilidade esta pesquisa tem como objetivo conceituar a alfabetização, analisar a construção das hipóteses da escrita ao mesmo tempo em que entram em contato com textos reais e conceituar a função social de cada uma correlacionando entre a consciência fonológica, a leitura e a escrita. Toda essa análise partirá de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscando conhecimentos para analisar não só a importância da aquisição do sistema alfabético-ortográfico, mas também a fim de mostrar a importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da criança em fase de alfabetização. Durante o processo, pretendemos investigar de que forma os recursos digitais ou plataformas podem auxiliar no processo de alfabetização (consciência fonológica), a fim de desenvolver habilidades em manipular os sons das letras para construção de novas palavras. 2021-01-08T13:31:41Z 2021-01-08T13:31:41Z 2020-04-17 specializationThesis PICCO, Paula. A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23792 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização Fonologia Tecnologia educacional Base Nacional Comum Curricular Literacy Phonology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Alfabetização Fonologia Tecnologia educacional Base Nacional Comum Curricular Literacy Phonology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Picco, Paula A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
description |
Literacy is a fundamental pillar for the full development of children. It is an important process for the literacy teacher. According to the BNCC, children in the 1st year understand the alphabetical principle, however during the 2nd year, they have more contact with punctuation rules and orthographic regularity. Based on this variability, this research aims to conceptualize literacy, analyze the construction of writing hypotheses concomitantly to the student contact with real texts, and conceptualize the social function of each one correlating to phonological awareness, reading and writing. All of this analysis will start from a qualitative and bibliographic research, searching for knowledge to analyze not only the importance of acquiring the alphabetical-orthographic system, but also in order to show the importance of phonological awareness for the development of children in the literacy phase. During this process, we intend to investigate how digital resources or platforms can assist in the literacy process (phonological awareness), in order to develop skills to use the letters’ sounds to build new words. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Picco, Paula |
author_sort |
Picco, Paula |
title |
A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
title_short |
A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
title_full |
A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
title_fullStr |
A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
title_full_unstemmed |
A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
title_sort |
importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
PICCO, Paula. A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23792 |
_version_ |
1805308975180152832 |
score |
10,814766 |