Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP

Acompanha: Elaboração de um aplicativo para resolução de testes conceituais e envio das respostas ao professor

Autor principal: Kielt, Everton Donizetti
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2470
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2470
recordtype dspace
spelling riut-1-24702017-09-23T22:43:40Z Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP Integrated use of Just-In-Time Teaching and Peer Instruction as APP-mediated tools for the teaching of mechanics in high school Kielt, Everton Donizetti Silva, Sani de Carvalho Rutz da http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Miquelin, Awdry Feisser http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 Rosa, Cleci Werner da Francisco, Antonio Carlos de Silva, Sani de Carvalho Rutz da Física - Estudo e ensino Cinemática Aplicativos móveis Physics - Study and teaching Kinematics Mobile apps CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Elaboração de um aplicativo para resolução de testes conceituais e envio das respostas ao professor This work was based on the yearning to enhance the teaching of Physics for night high school working students at a school in the municipality of Laranjeiras do Sul - Paraná. It was observed that the students presented learning difficulties in several topics of Physics and some of them persisted during the classes. Nevertheless, it was perceived that the demotivation to learn also has a strong influence over the student’s performance, accentuating evasion and grade retention. Seeking to contribute to the alteration of this situation, the teaching strategies Peer Instruction (Mazur, 1997) and Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) were used in school activities, aiming to improve the teaching and learning of Physics. During the Physics classes developed in this research, a smartphone app was used as a bank of Physics questions and as an instrument to send the answers during the resolution of problems inside the class. This research aimed to identify the potentialities of a Teaching process with Just-in-Time-Teaching and Peer Instruction, mediated by the student-App-teacher interaction, in the Kinematics teaching. The methodological option was of a qualitative research, since we wanted improvements in both teaching and learning. The Research-Action and the Tabla de Invención were used as instruments for data collection and analysis. Through the development, 12 physics classes were taught in high school, with 22 students in a Physics class at an YAE school in the municipality of Laranjeiras do Sul. As a product, a smartphone application (App), which operates on the Android operating system, was developed to be used in the voting of Conceptual Testing responses during classes. A laptop and a router were used to establish the wireless network and database for the operation of the App. The results showed that the application was well accepted by students, have the potential to improve concentration in problem-solving activities and to perform sending of answers to the teacher. The teacher can save the students' answers in the laptop and verify each student's performance. Just-in-Time-Teaching and Peer Instruction teaching strategies proved to be powerful tools to stimulate students to seek autonomous knowledge, reduce fear of physics classes, stimulate concentration in individual problem solving and to promote group discussions in group problem solving. This work is accompanied by an educational product, that follows attached. Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul - Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo. 2017-09-23T22:43:40Z 2017-09-23T22:43:40Z 2017-02-16 masterThesis KIELT, Everton Donizetti. Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2470 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física - Estudo e ensino
Cinemática
Aplicativos móveis
Physics - Study and teaching
Kinematics
Mobile apps
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Física - Estudo e ensino
Cinemática
Aplicativos móveis
Physics - Study and teaching
Kinematics
Mobile apps
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Kielt, Everton Donizetti
Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
description Acompanha: Elaboração de um aplicativo para resolução de testes conceituais e envio das respostas ao professor
format Dissertação
author Kielt, Everton Donizetti
author_sort Kielt, Everton Donizetti
title Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
title_short Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
title_full Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
title_fullStr Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
title_full_unstemmed Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP
title_sort utilização integrada do just-in-time teaching e peer instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por app
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation KIELT, Everton Donizetti. Utilização integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como ferramentas de ensino de mecânica no ensino médio mediadas por APP. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2470
_version_ 1805312887775821824
score 10,814766