O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica

In this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and t...

ver descrição completa

Autor principal: Pelaquim, Luciane de Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25817
recordtype dspace
spelling riut-1-258172021-08-25T06:06:01Z O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica Case study in high school chemistry classes: a bibliographic review Pelaquim, Luciane de Lima Bocardi, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Juliane Maria Bergamin Santos Junior, Elias Lira dos Heep, Graciela Leila Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Método de estudo de casos Teaching - Aids and devices Learning strategies Case method CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and trends commonly applied in relation to the studied theme and its application in the classroom. From the search in national teaching magazines, four publications were found, according to the pre­established criteria, which were analyzed and grouped according to their characteristics. Within these characteristics, it was found that several chemistry contents can be approached, but that this method is normally used in order to involve students in the process and promote effective learning based on problem solving, in what concerns formats of application, it is clear that working with small groups is the most used, as far as impressions are concerned, it is noted that both teachers and students indicate a positive outlook for the use of the case study, highlighting mainly how much the interaction between those involved in the process contribute to the teaching and learning process. Neste trabalho, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico acerca de artigos publicados em nível médio com a utilização de estudo de casos nos últimos cinco anos. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se levantar dados que possam subsidiar pesquisadores e até mesmo professores de química com uma visualização panorâmica das características e tendências comumente aplicadas no que tange a temática estudada e sua aplicação em sala de aula. A partir da busca em revistas nacionais de ensino, foram encontradas quatro publicações, de acordo com os critérios preestabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas segundo suas características. Dentro destas características verificou-se que vários conteúdos de química podem ser abordados, mas que normalmente esse método é utilizado com o intuito de envolver os estudantes no processo e promover uma aprendizagem efetiva e baseada na resolução de problemas, no que se trata de formatos de aplicação, percebesse que o trabalho com pequenos grupos é o mais utilizado, já no que tange as impressões, nota-se que tanto professores quanto estudantes indicam um olhar positivo para o emprego do estudo de caso, destacando principalmente o quanto a interação entre os envolvidos no processo contribui no processo de ensino e aprendizagem. 2021-08-24T17:21:47Z 2021-08-24T17:21:47Z 2020-09-19 specializationThesis PELAQUIM, Luciane de Lima. O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Método de estudo de casos
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Case method
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Método de estudo de casos
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Case method
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Pelaquim, Luciane de Lima
O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
description In this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and trends commonly applied in relation to the studied theme and its application in the classroom. From the search in national teaching magazines, four publications were found, according to the pre­established criteria, which were analyzed and grouped according to their characteristics. Within these characteristics, it was found that several chemistry contents can be approached, but that this method is normally used in order to involve students in the process and promote effective learning based on problem solving, in what concerns formats of application, it is clear that working with small groups is the most used, as far as impressions are concerned, it is noted that both teachers and students indicate a positive outlook for the use of the case study, highlighting mainly how much the interaction between those involved in the process contribute to the teaching and learning process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pelaquim, Luciane de Lima
author_sort Pelaquim, Luciane de Lima
title O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
title_short O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
title_full O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
title_fullStr O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
title_sort o estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation PELAQUIM, Luciane de Lima. O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817
_version_ 1805316509928521728
score 10,814766