Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meet...
Autor principal: | Gonçalves, Thaís Joana Tito |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26790 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-267902021-12-21T06:05:46Z Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente Becoming a teacher: possible paths between approaches and distances from the teaching experience Gonçalves, Thaís Joana Tito Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Scherpinski, Neusa Idick Fernandes, Adriano Hidalgo Professores Ambiente escolar Experiência Teachers School environment Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective. Esta pesquisa tem o intuito de versar sobre o processo de tornar-se professor/a por meio da perspectiva da experiência como: atuante/não atuante na docência, considerando o sentido de experiência atribuído por Larrosa. E assim, pautando-se por investigar o modo com que as ressonâncias e atravessamentos produzidas pelas experiências partilhadas no encontro de tais vivências, afetam e, mobilizam potências que direcionam a aproximações e distanciamentos quanto ao exercício docente. Este objetivo, direcionou a problemática ao seguinte questionamento: como tornar-se professor/a diante de incertezas quanto ao exercício da docência, frente a um contexto que se mostra inóspito? Como referencial teórico, foi adotada a Filosofia da diferença, as políticas de subjetivação e os estudos dos filósofos contemporâneos e as investigações teóricas da educação no Brasil. Os quais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual utiliza-se os estudos da cartografia, viabilizam a construção do pensamento reflexivo acerca da temática e objetivo propostos. 2021-12-20T17:20:34Z 2021-12-20T17:20:34Z 2020-09-26 specializationThesis GONÇALVES, Thaís Joana Tito. Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores Ambiente escolar Experiência Teachers School environment Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Professores Ambiente escolar Experiência Teachers School environment Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Gonçalves, Thaís Joana Tito Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
description |
This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Gonçalves, Thaís Joana Tito |
author_sort |
Gonçalves, Thaís Joana Tito |
title |
Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
title_short |
Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
title_full |
Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
title_fullStr |
Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
title_full_unstemmed |
Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
title_sort |
tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
GONÇALVES, Thaís Joana Tito. Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790 |
_version_ |
1805322312048705536 |
score |
10,814766 |