Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente

This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meet...

ver descrição completa

Autor principal: Gonçalves, Thaís Joana Tito
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26790
recordtype dspace
spelling riut-1-267902021-12-21T06:05:46Z Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente Becoming a teacher: possible paths between approaches and distances from the teaching experience Gonçalves, Thaís Joana Tito Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Scherpinski, Neusa Idick Fernandes, Adriano Hidalgo Professores Ambiente escolar Experiência Teachers School environment Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective. Esta pesquisa tem o intuito de versar sobre o processo de tornar-­se professor/a por meio da perspectiva da experiência como: atuante/não atuante na docência, considerando o sentido de experiência atribuído por Larrosa. E assim, pautando­-se por investigar o modo com que as ressonâncias e atravessamentos produzidas pelas experiências partilhadas no encontro de tais vivências, afetam e, mobilizam potências que direcionam a aproximações e distanciamentos quanto ao exercício docente. Este objetivo, direcionou a problemática ao seguinte questionamento: como tornar­-se professor/a diante de incertezas quanto ao exercício da docência, frente a um contexto que se mostra inóspito? Como referencial teórico, foi adotada a Filosofia da diferença, as políticas de subjetivação e os estudos dos filósofos contemporâneos e as investigações teóricas da educação no Brasil. Os quais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual utiliza­-se os estudos da cartografia, viabilizam a construção do pensamento reflexivo acerca da temática e objetivo propostos. 2021-12-20T17:20:34Z 2021-12-20T17:20:34Z 2020-09-26 specializationThesis GONÇALVES, Thaís Joana Tito. Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores
Ambiente escolar
Experiência
Teachers
School environment
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Professores
Ambiente escolar
Experiência
Teachers
School environment
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gonçalves, Thaís Joana Tito
Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
description This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gonçalves, Thaís Joana Tito
author_sort Gonçalves, Thaís Joana Tito
title Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
title_short Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
title_full Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
title_fullStr Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
title_full_unstemmed Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
title_sort tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation GONÇALVES, Thaís Joana Tito. Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790
_version_ 1805322312048705536
score 10,814766