Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura

This paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Li...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28797
recordtype dspace
spelling riut-1-287972022-06-14T06:04:57Z Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura Critical environmental education in the initial and continuing training of teachers: a systematic literature mapping Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Blanco, Daniel Rodrigues Rissi, Debora Regina da Silva Educação ambiental Literatura - Estudo e ensino Professores - Formação Environmental education Literature - Study and teaching Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information and Science and Technology, Bank of Theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel ­CAPES and in the journals in the area of Teachingin A1,A2 and B1 between 2000 and 2018. As a result of the 7.460 studies analyzed, only 16 addressed the theme of teacher education about Critical Environmental Education with the intuition to reflect on the political, economic, social and environmental aspects of the theme.Therefore,the results show the lack in the publications about Critical Environmental Education in the initial and continuous formation of teachers. Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura (RSL) que teve como objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental Crítica está sendo abordada na formação inicial e continuada de professores. A investigação foi realizada por meio de trabalhos publicados nos seguintes bancos de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Ciências e Tecnologia, Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES e nas revistas qualificadas na área de Ensino em A1, A2 e B1 entre 2000 e 2018. Como resultados dos 7.460 trabalhos analisados, somente 16 abordavam a temática de formação de professores a cerca da Educação Ambiental Crítica com intuído de refletir sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais acerca da temática. Portanto os resultados evidenciam a carência nas publicações a respeito da Educação Ambiental Crítica na formação inicial e continuada de professores. 2022-06-13T14:27:46Z 2022-06-13T14:27:46Z 2020-10-03 specializationThesis CRUZ, Ynaiara Kristhine Stopa da. Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Literatura - Estudo e ensino
Professores - Formação
Environmental education
Literature - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Educação ambiental
Literatura - Estudo e ensino
Professores - Formação
Environmental education
Literature - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da
Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
description This paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information and Science and Technology, Bank of Theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel ­CAPES and in the journals in the area of Teachingin A1,A2 and B1 between 2000 and 2018. As a result of the 7.460 studies analyzed, only 16 addressed the theme of teacher education about Critical Environmental Education with the intuition to reflect on the political, economic, social and environmental aspects of the theme.Therefore,the results show the lack in the publications about Critical Environmental Education in the initial and continuous formation of teachers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da
author_sort Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da
title Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
title_short Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
title_full Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
title_fullStr Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
title_full_unstemmed Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
title_sort educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation CRUZ, Ynaiara Kristhine Stopa da. Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797
_version_ 1805306147986472960
score 10,814766