A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido

Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas

Autor principal: Santos, Nilcilene Pereira dos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28904
recordtype dspace
spelling riut-1-289042022-07-04T18:36:39Z A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido The construction of the concept of function through problem solving in blended learning Santos, Nilcilene Pereira dos Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Trevisan, André Luis https://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Morais, Rosilda dos Santos https://orcid.org/0000-0001-7029-0515 http://lattes.cnpq.br/8411023309452408 Funções (Matemática) Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Tecnologia educacional Functions Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas The objectives of this research were to analyze how students solve problems using digital technology; investigate the construction of the concept of functions through Problem Solving in blended learning and present an Educational Product that guides the teacher in the introduction of function content through Problem Solving. For that, five generating problems were proposed following the script of the Learning-Assessment Teaching Methodology of Mathematics through Problem Solving. The research participants were 22 students from the 9th grade in Elementary School, from a private school in the city of Ortigueira/PR. The research followed a qualitative approach, and the data were produced considering audio-recorded moments from the school’s teaching platform, written and audio messages sent by the participants in the WhatsApp messaging application, the teacher-researcher’s field diary and the written solutions posted in the Padlet tool. The results obtained show that the construction of the concept of functions can occur, from students, through the understanding of the idea of a relationship between two quantities (or sets); through the mobilization of covariational thinking; in the passage from current language to algebraic language; in the representation of a function in algebraic forms, graphs, tables, schemes, and common language; and in the use and resignification of previous mathematical knowledge. The research also provided students with the opportunity to be builders of their own knowledge, regarding the concept of functions. The research generated as an educational product a material, intended for teachers, entitled “Padlet: A possibility for the construction of the concept of functions through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving used in the research, as well as general guidelines for teachers regarding the use of Padlet are available. Os objetivos desta pesquisa foram analisar como os alunos resolvem problemas potencializados pelo uso de uma tecnologia digital; investigar a construção do conceito de Função através da Resolução de Problemas no ensino híbrido e apresentar um Produto Educacional que oriente o professor na introdução do conteúdo de Função através da Resolução de Problemas. Para tanto, cinco problemas geradores foram propostos seguindo o roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes da pesquisa foram 22 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular na cidade de Ortigueira/PR. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos considerando episódios audiogravados na plataforma de ensino da escola, mensagens escritas e áudios enviados pelos participantes no aplicativo de mensagem WhatsApp, diário de campo da professora-pesquisadora e nas resoluções escritas postadas na ferramenta Padlet. Os resultados obtidos mostram que a construção do conceito de Função pode ocorrer, pelos alunos, mediante a compreensão da ideia de relação entre duas grandezas (ou conjuntos); por meio da mobilização do pensamento covariacional; na passagem da linguagem corrente para a linguagem algébrica; na representação de uma função nas formas algébrica, gráficos, tabelas, esquemas e linguagem corrente; e no uso e ressignificação de conhecimentos matemáticos prévios. A pesquisa também proporcionou aos alunos a oportunidade de serem construtores do próprio conhecimento, no que tange ao conceito de Função. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Padlet: Uma possibilidade para a construção do conceito de Função por meio da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas utilizados na pesquisa, bem como orientações gerais para os professores e sobre o uso do Padlet. 2022-06-23T20:49:35Z 2022-06-23T20:49:35Z 2022-04-27 masterThesis SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Funções (Matemática)
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Functions
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Funções (Matemática)
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Functions
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Santos, Nilcilene Pereira dos
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
description Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas
format Dissertação
author Santos, Nilcilene Pereira dos
author_sort Santos, Nilcilene Pereira dos
title A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_short A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_full A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_fullStr A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_full_unstemmed A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_sort construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
_version_ 1805452807158890496
score 10,814766