A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental

Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros

Autor principal: Gomes, Antônio Carlos Buraneli
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30757
recordtype dspace
spelling riut-1-307572023-03-08T06:07:49Z A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental The potential of the Scratch platform in whole numbers teaching in the 7th grade of elementary school Gomes, Antônio Carlos Buraneli Cargnin, Claudete https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 Cargnin, Claudete https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 Sturion, Leonardo https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 Bandeira, Salete Maria Chalub https://orcid.org/0000-0002-5395-6028 http://lattes.cnpq.br/8237618630696616 Matemática (Ensino fundamental) Números naturais Tecnologia educacional Scratch (Linguagem de programação de computador) Mathematics (Fundamental education) Numbers, Natural Educational technology Scratch (Computer program language) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros This study aimed to investigate the potential of using the Scratch platform in the process of teaching whole numbers, in the 7th year of Elementary School. This is qualitative research which uses Activity Theory as a theoretical foundation, and seeks to answer some of the potentialities that the use of the Scratch platform can bring to the teaching of mathematics, from integer numbers as a learning object. The starting question was: How can the use of Scratch contribute to the process of teaching integer numbers with students in the 7th grade of Elementary School? The data were obtained through the material produced by the students, namely: the plot, the characters and the scenarios that were described step by step in the dissertation on the construction of the digital game. It is pointed out that the results contribute to the use of new methodologies for Teaching Mathematics, especially in the final years of Elementary School, in addition to reinforcing the relevance of Scratch in Mathematics education, above all to clarify doubts related to integers. In addition, the collective process of creating the script and a phase of the game provided greater motivation for teaching whole numbers, mainly in the Portuguese Language and Art disciplines, involved in the study with the role of effecting interdisciplinarity. In addition, the research also confirmed that other teachers have access to material aimed at teaching mathematics and integers, in Scratch. In conclusion, it is noteworthy that the game in Scratch might promote mathematics teaching and bring motivation to study, as long as it is carried out with teacher planning and student engagement, who become protagonists of their learning, with the support of teachers. Este estudo teve por objetivo investigar as potencialidades do uso da plataforma Scratch no processo de ensino de números inteiros, no 7º ano do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa qualitativa, que usa a Teoria da Atividade como fundamento teórico, e busca responder a respeito de algumas das potencialidades que o uso da plataforma Scratch pode trazer para o ensino da matemática, a partir dos números inteiros como objeto da aprendizagem. A pergunta de partida foi: Como o uso do Scratch pode contribuir no processo de ensino de números inteiros com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental? Os dados foram obtidos por meio do material produzido pelos estudantes, sendo eles: o enredo, os personagens e os cenários que foram descritos passo a passo na dissertação na construção do jogo digital. Aponta-se que os resultados contribuem com a utilização de novas metodologias de Ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de reforçar a relevância do Scratch na educação matemática, sobretudo para elucidar dúvidas relativas aos números inteiros. Além disso, o processo coletivo de criação do roteiro e de uma fase do jogo, proporcionou maior motivação para ensino dos números inteiros, principalmente das disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, envolvidas no estudo com papel de efetuar interdisciplinaridade. Ademais, a pesquisa ainda corroborou para que outros professores tenham acesso a material voltado para o ensino da matemática e dos números inteiros, no Scratch. Em conclusão, destaca-se que o jogo no Scratch possui capacidade de promover ensino da matemática e trazer motivação para o estudo, desde que realizado com planejamento docente e engajamento dos alunos, que se tornam protagonistas da sua aprendizagem, com o apoio dos professores. 2023-03-07T19:45:09Z 2023-03-07T19:45:09Z 2022-12-12 masterThesis GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática (Ensino fundamental)
Números naturais
Tecnologia educacional
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Mathematics (Fundamental education)
Numbers, Natural
Educational technology
Scratch (Computer program language)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática (Ensino fundamental)
Números naturais
Tecnologia educacional
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Mathematics (Fundamental education)
Numbers, Natural
Educational technology
Scratch (Computer program language)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Gomes, Antônio Carlos Buraneli
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
description Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros
format Dissertação
author Gomes, Antônio Carlos Buraneli
author_sort Gomes, Antônio Carlos Buraneli
title A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
title_short A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
title_full A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
title_sort potencialidade da plataforma scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757
_version_ 1805453039572615168
score 10,814766